Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Hospital Naval Marcílio Dias firmam parceria para modernização de infraestrutura científica
fechar
Compartilhar

 

 

O presidente da Finep, Celso Pansera, acompanhado do chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, participou, nesta terça-feira (15/4), da cerimônia de assinatura do termo de celebração entre a Financiadora e o Hospital Naval Marcílio Dias, realizada noInstituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).O acordo formaliza o repasse de recursos para projeto contemplado na Chamada PúblicaMCTI/FINEP/FNDCT/CENTROS TEMÁTICOS 2023, voltado ao fortalecimento da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica do Instituto.

Com um aporte de R$ 14,5 milhões, o projeto visa à modernização e expansão da infraestrutura e das competências analíticas doIPB, vinculado ao Hospital. A iniciativa busca ampliar a capacidade científica da instituição por meio da aquisição de equipamentos de última geração, melhorias estruturais e qualificação técnica da equipe.

O diretor do Hospital Naval, Contra-Almirante (Md) César Aurélio Serra, ressaltou a importância do complexo hospitalar como agente de fomento à ciência e à inovação no país.

“Nossa missão institucional vai além do atendimento médico de alta complexidade e da especialização de profissionais para a instituição. O hospital também tem a atribuição de planejar e executar atividades de pesquisa biomédica em saúde voltadas para os interesses do Brasil”, afirmou.

Com uma vasta área, o IPB abriga laboratórios multidisciplinares nas áreas de Bioanálises, Biologia Molecular, Biologia Celular, Microcirurgia, além de biotérios de pequenos animais e do peixe-zebra (Danio rerio), amplamente utilizado em pesquisas biomédicas. A infraestrutura ampliada vai contribuir significativamente para o avanço das pesquisas nas áreas de saúde e defesa.

“Vivenciamos, neste momento, a crescente importância da inserção da tecnologia, ciência e humanismo nas atividades militares. Este é um evento histórico e fundamental. Por isso, um agradecimento muito especial à Finep”, destacou o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

Os recursos da Finep serão aplicados na aquisição e instalação de um novo equipamento de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas, dois equipamentos de cromatografia gasosa com espectrometria de massas, além de um pipetador automático para preparo de amostras, todos voltados ao Laboratório de Bioanálises. Também serão realizadas adequações estruturais para a instalação dos novos aparelhos, além da capacitação da equipe para operação dos sistemas e realização de análises avançadas, como proteômica, metabolômica e detecção de substâncias voláteis e tóxicas.

Para o presidente da Finep, a parceria com a Marinha do Brasil representa um passo estratégico no fortalecimento da indústria nacional da saúde.

“Esse projeto é muito simbólico. A Finep está em mais uma parceria com a Marinha do Brasil, que tanto nos orgulhamos, para colaborar em uma área fundamental voltada para a recuperação da potência da indústria brasileira no setor da saúde”, relatou

Pansera também anunciou que, no segundo semestre de 2025, haverá uma nova rodada de editais da Finep. Ele incentivou os pesquisadores a se prepararem para as oportunidades que estão por vir.

“Teremos uma nova rodada com todos os editais no segundo semestre deste ano. Deixem os projetos prontos, porque a Finep vai encontrar vocês para levar novos recursos”, concluiu.

Ao final da cerimônia, o presidente recebeu uma lembrança oficial da Marinha em reconhecimento ao papel da Finep no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. A comitiva da Financiadora também foi presenteada com o livro comemorativo dos 90 anos do Hospital Naval Marcílio Dias.