Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Primeira reunião do Conselho Consultivo da Finep em 2024 aconteceu em 8/3
fechar
Compartilhar

 conselho2024

No dia 8/3, aconteceu a primeira reunião do Conselho Consultivo da Finep em 2024, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Além dos conselheiros titulares – 26 ao todo - e de seus representantes, também estiveram presentes o presidente da Finep, Celso Pansera, os diretores Janaína Prevot, Elias Ramos e Márcio Stefanni, e o chefe de Gabinete, Fernando Peregrino. Veja fotos do evento.

Na abertura do encontro, o presidente Celso Pansera lembrou da importância do Conselho como "um espaço para que de fato se possa unir a academia, o setor produtivo e o Governo". Pansera citou algumas conquistas da Finep no último ano e desafios importantes que a empresa e o setor de CT&I têm pela frente, como a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que acontece de 4 a 6 de junho deste ano, em Brasília.

Sisgon

A diretora de Administração, Janaína Prevot, apresentou a consolidação do sistema Sisgon na Finep, através do qual todas as demandas não reembolsáveis da Finep, incluindo chamadas públicas, cartas-convite e encomendas para ICTs, bem como Subvenção Econômica à Inovação para as empresas, passam a ser operacionalizadas.

Segundo Janaína, a implementação completa do Sisgon na Finep trará diversos benefícios, principalmente ao integrar diferentes sistemas. Isso proporcionará uma gestão mais eficiente das operações, centralizando informações e gerando relatórios. "Atualmente, a Finep não possui uma base de dados unificada, mas, com o novo sistema, teremos acesso a uma base completa com toda a vida do projeto. Isso representa um avanço significativo para a política de ciência e tecnologia, permitindo aos gestores avaliar, de forma mais consistente, o impacto das ações implementadas. Isso irá contribuir para a melhora o ranqueamento e análise das propostas", afirmou a executiva.

Entre outras novidades, foram adotadas medidas para simplificar o formulário de apresentação de propostas dos projetos, atendendo a uma demanda frequente dos clientes Finep sobre a complexidade das informações. Com os dados preenchidos no momento da contratação, o processo se torna mais ágil e menos burocrático para as instituições envolvidas.

Chamadas Públicas

O diretor de Inovação, Elias Ramos, fez uma apresentação detalhada das chamadas públicas lançadas na atual gestão. "Caminhamos juntos com as direções do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que estabeleceu um processo amplo de discussão sobre a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, resgatando a ideia dos quatro eixos estruturantes que embasam a pesquisa brasileira, com um chamamento à sociedade para que essas questões sejam discutidas de maneira mais profunda e ampla".

Elias também ressaltou que a Finep já aprovou, por meio do programa Finep mais Inovação – que compõe a Nova Indústria Brasil (NIB) –, R$ 6,1 bilhões em financiamentos. Segundo o diretor, nos editais do Programa Finep Mais Inovação, "nota-se pelos e-mails dos clientes que a Finep está sendo muito popularizada, está chegando em muitos lugares aonde não chegava, e isso é uma boa notícia".

Sandbox

O chefe de Gabinete da Finep falou dos avanços para a experimentação de um sandbox na Financiadora. Um sandbox é um ambiente controlado onde empresas e startups podem testar inovações e projetos em condições reais, com flexibilização das regulações existentes. A ideia é proporcionar um espaço para experimentação e desenvolvimento de soluções inovadoras sem as restrições habituais.

No dia 30 de janeiro, o presidente da Finep assinou um convênio com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), cujo objetivo é a cooperação científica para o aperfeiçoamento das diretrizes de coordenação da definição de critério de governança corporativa das empresas estatais, inclusive a operação de sandboxes. Além da Finep, o BNDES, a Petrobras e outras estatais assinaram o acordo.

Segundo Fernando Peregrino, "o objetivo de um sandbox é desamarrar a Finep de um sistema de controle excessivamente rígido, permitindo que ela atue de forma mais eficiente e evolua para acompanhar as demandas da inovação. Essa questão foi eleita como um dos pontos para flexibilização pelo Conselho Consultivo da Finep em sua reunião anterior. Peregrino afirma, também, que a empresa atualmente está limitada por legislações restritivas, como a Lei 13.303. Ele defende a importância de um tratamento flexível em diversas áreas, com a responsabilidade devida, incluindo financiamento e prestação de contas.

Neoindistrialização

Finalizando a reunião do Conselho, Peregrino apresentou um relatório da série de seminários "Neoindustrialização em Novas Bases e Apoio à Inovação nas Empresas", que ocorreu na Finep de 19/12/23 a 27/2/2024. A série foi criada com o objetivo de discutir as questões relativas à Ciência, Tecnologia e Inovação para fornecer subsídios aos debates da 5ª CNCTI.

Foram 12 seminários, em formato híbrido, sob a coordenação do chefe de Gabinete da Finep, que alcançaram a marca de 3252 visualizações nas plataformas digitais e um público presente, de mais cerca de 3 mil pessoas.

Os encontros contaram com a presença de atores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e autoridades dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal. Foram 30 horas de debates que já estão disponíveis, na íntegra, no site e no canal do Youtube da Finep.