Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
fechar
Compartilhar

 

sbpc1

A ciência está de volta em grande estilo. Foi o que demostrou a solenidade de abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, no Teatro Guaíra, em Curitiba, neste domingo (23/7).

No mesmo palco em que discursaram autoridades, a Companhia de Teatro, a Companhia de Dança, a Orquestra Filarmônica, o grupo de MPB e o coro da Universidade Federal do Paraná fizeram apresentações, conectando a Arte e a Ciência como elementos formadores do pensamento e transformadores da sociedade.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ovacionada pela plateia que praticamente lotou o teatro de mais de dois mil lugares, presidiu a cerimônia, ao lado do presidente da SBPC, Renato Janine. Fizeram parte da mesa diretora, além do prefeito de Curitiba, Rafael Macedo e do governador em exercício do estado, Darci Piana, o presidente da Finep, Celso Pansera, a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, entre outras autoridades. "Um teatro cheio de Ciência", nas palavras de Bustamante.

Para Helena Nader, o 75ª aniversário se reveste de significado especial. "Estarmos aqui hoje, de volta com a Ciência, de volta com a democracia é um momento único para o Brasil", disse referindo-se a todas as ameaças enfrentadas pela Ciência nos últimos tempos. E concluiu fazendo um alerta. Helena acredita que a luta pela democracia é uma luta diária e que é fundamental não esquecer disso. "Temos que continuar nessa luta pelo jovem. É uma alegria ver que o Brasil voltou, que a Educação voltou. Temos que prosseguir com essa nossa luta que é a luta por um Brasil igual, sem distinções um Brasil cada vez mais justo."
A Ministra Luciana Santos comemorou as conquistas da Ciência, Tecnologia e Inovação do País nos últimos meses, em contraponto às tentativas de desmonte do sistema de fomento à Ciência, em anos recentes. A recomposição do FNDCT, que garantiu R$ 10 bilhões de recursos para 2023, o retorno da TR para o financiamento de projetos, a reinstalação do Conselho Nacional de C&T – CCT após um hiato de cinco anos e a convocação, depois de 13 anos, da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024.

 

sbpc2

Ressaltou o restabelecimento do importante papel das universidades e instituições públicas de pesquisa, antes qualificadas como espaços de balbúrdia e que, para o atual governo, são espaços de excelência e produção do Conhecimento. E registrou ainda a importância da SBPC para a manutenção do Sistema Nacional de CT&I. "O Brasil conta e sempre contará com o apoio inequívoco da SBPC contra eventuais tentativas de aviltamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de prejuízo de seu papel estratégico de formulador, articulador, indutor do progresso da Ciência e da Tecnologia no nosso País"

A Ministra encerrou conclamando a todos a fazerem uma ampla mobilização, em todo o Brasil, por ocasião das etapas regionais e setoriais, da SBPC, de forma a garantir uma grande participação das entidades científicas e acadêmicas e de toda a sociedade para que "as políticas de CT&I possam refletir a consolidação da democracia e a construção de um País justo, inclusivo, sustentável, democrático e soberano para todos os brasileiros e brasileiras.", afirmou e concluiu "Como a primeira mulher negra, Ministra da CT&I da história, é com orgulho que hoje digo, em alto e bom tom: A Ciência voltou!"

A ExpoT&C, feira que acontece simultaneamente à programação de palestras e encontros, comemora 30 anos de existência. A abertura será nesta segunda, (24/7), às 9 horas, no Campus da Universidade Federal do Paraná e se encerra no dia 29 de julho. A expectativa dos organizadores é receber um público estimado de seis mil pessoas nos cinco dias de evento.