Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FITABES 2023: Com sistema de automação, Indústria Fox pretende facilitar o processo de reciclagem e reuso de eletroeletrônicos.
fechar
Compartilhar

 videofox

O descarte de equipamentos em ambientes industriais se tornou uma prática rotineira, principalmente com as constantes inovações tecnológicas nesse meio nos últimos anos. Segundo dados do relatório Global E-Waste Statistics 2023, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo. Então, tendo como missão tornar práticas ecológicas mais comuns na hora de lidar com máquinas e resíduos, a Indústria Fox desenvolveu um projeto que facilita todos os passos da reciclagem de eletroeletrônicos. Seu formato busca incluir produtores e empresários dentro do planejamento das operações, de forma cooperativa, a fim de diminuir a burocracia desses processos, e automatizá-los, aprimorando sua eficiência.

Essa colaboração se estende à capacitação dos stakeholders, para participar com seus produtos e serviços de um sistema piloto de logística reversa e economia circular. Ou seja, um modelo operacional que permite a coleta, transporte, triagem, reciclagem, remanufatura e reutilização de produtos eletroeletrônicos. Isto traz vantagens não só ecológicas, mas também financeiras para as empresas e todos os envolvidos.

Os processos são registrados em plataforma virtual de nuvem, que é gerida de forma colaborativa e digital, apoiada por um sistema de RPA (Automação de Processos Robóticos), aprimorando a eficiência dos procedimentos. Deste modo, todas as ações seguem padrões que já estão adaptados às exigências de compliance. Segundo Philipp Bohr, diretor de Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Indústria Fox, isso diminui os custos de produção e as dificuldades de gerenciar a logística reversa, incentivando mais empresas a se adaptarem ecologicamente, e tornando-se mais sustentáveis.

Apoiados no edital “Programa Mineração e Desenvolvimento”, Philipp conta que a subvenção da Finep permitiu a criação do protótipo funcional do sistema: “Isso viabilizou o projeto, que possui formato pioneiro no país, e a discussão sobre sustentabilidade no ambiente industrial que ele traz”.

A Indústria Fox apresentará o projeto no estande da Finep na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), que acontece nos dias 22 a 24 de maio, na Expominas, em Belo Horizonte. Para se cadastrar no evento, e saber mais sobre outras empresas expositoras, clique aqui.