Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Máquina de higienização de EPIs e equipamentos médicos recebe apoio da Finep/MCTI
fechar
Compartilhar

 SUNBOX fechada ligada

A pandemia da Covid-19 causou a escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs) nos hospitais, obrigando que as equipes reutilizassem seus suprimentos. Pensando na segurança desses profissionais, a empresa Due Laser, de Santa Catarina, lançou a Alben Sunbox, uma câmara de higienização/esterilização híbrida portátil, de baixo custo e fácil operação. A máquina combina tecnologias de raios ultravioleta, controle de temperatura e nanopartículas de prata, e pode ser utilizada para desinfetar EPIs, equipamentos médicos e objetos pessoais.

Adaptação

A empresa adaptou sua fábrica e o produto obteve certificação do Inmetro e está no aguardo da vistoria da vigilância sanitária estadual para, na sequência, obter a liberação final do produto pela Anvisa.  No momento, o equipamento já está sendo comercializando para aplicações não invasivas, que não requerem o registro da Anvisa, desde janeiro de 2022. A iniciativa recebeu o apoio de mais de 1 milhão de reais da Finep/MCTI, a partir do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), no edital de Subvenção Econômica à Inovação "EPIs e EPCs no combate do Covid-19", de 2020.

“A Alben Sunbox traz como diferencial a rapidez e a eficiência que permite que os mais variados objetos sejam esterilizados, eliminando micro-organismos como vírus e bactérias, incluindo o Covid-19. A câmara visa garantir segurança e saúde em crises como a que vivemos agora, além de responder aos novos hábitos de higiene que vieram para ficar”, afirmou Luiz Carlos Pinage, representante da Due Laser.