Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep/MCTI, Wier investe na descontaminação de hospitais infectados com Covid-19
fechar
Compartilhar

 wierfinal


Um dos pontos cruciais no combate à pandemia do Covid-19 é a higiene de ambientes hospitalares, um dos locais mais vulneráveis e com maior circulação do vírus, assim como de pessoas imunossuprimidas, que podem entrar em contato com o patógeno. Pensando nisso, a Wier, empresa de Santa Catarina apoiada pela Finep/MCTI, desenvolveu um kit de baixo custo destinado a hospitais, clínicas e afins. Seu objetivo é combater a proliferação de novas contaminações de coronavírus através da inativação do vírus presente em superfícies e no ar.

O produto conta com uma tecnologia de plasma frio e ozônio, com eficácia comprovada na ação virucida em testes realizados no laboratório de biossegurança da Universidade de São Paulo (USP). As testagens seguiram todas as recomendações da Anvisa e metodologias de órgãos internacionais. A partir disso, foi desenvolvido um kit de desinfecção avançada para área médica, contendo três soluções à base de ozônio para hospitais, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e ambulâncias.

Esse pacote é formado por um equipamento móvel de sanitização com capacidade de purificar o ar e limpar superfícies dos ambientes. Segundo Bruno Mena, coordenador do projeto, esse item combate bactérias, vírus e fungos, promovendo uma melhora da limpeza dos ambientes hospitalares e, consequentemente, auxilia na qualidade de vida de quem utiliza esses espaços. O segundo objeto do kit é uma câmara para higienizar utensílios de uso médico, inativando quaisquer micro-organismos presentes; o último componente é um túnel de pulverização para desinfetar a vestimenta de pessoas.

Para Bruno, a Wier tem como objetivo ser uma referência em produtos inovadores que tenham como base o ozônio. Sabendo do potencial de sua técnica de descontaminação na inativação do vírus da Covid-19, para a empresa, "poder é dever". Logo, a busca por financiamento pelo edital de Subvenção Econômica para EPIs e EPCs no combate ao Covid-19 foi com "a ideia de que o investimento nesses produtos trariam um retorno importante ao país, colaborando no combate à pandemia", diz Bruno.