Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Startup vencedora do Prêmio Mulheres Inovadoras 2021 busca controle de qualidade de bioinsumos agrícolas a partir de análise genética
fechar
Compartilhar

 GoGeneticVânia Pankievicz, fundadora da GoGenetic (foto: divulgação) 

A frase "você é aquilo que você come" é muito utilizada para relacionar a alimentação de uma pessoa com sua saúde, de modo a incentivar hábitos mais saudáveis na hora de escolher o que comer. Mas, mesmo com uma dieta envolvendo vegetais e grãos, como afirmar que tais alimentos passaram por todos os processos de plantação e colheita sem que nada interfira em sua qualidade? A GoGenetic, empresa fundada pela bióloga e empreendedora Vânia Pankievicz, atua na análise dos bioinsumos que fazem parte da produção agrícola desses produtos, auxiliando no controle de qualidade do que chega à mesa dos brasileiros.

Tais insumos são fundamentais para o processo de desenvolvimento das plantas, sendo benéficos para evitar pragas e estimular seu crescimento. Por isso, a seleção de quais substâncias serão usadas deve ser feita de forma minuciosa, e é nesse ponto que os laboratórios da GoGenetic auxiliam o agricultor, por meio da avaliação de DNA das soluções. Segundo Vânia, "é muito importante termos certeza de que aquela bactéria, aquele fungo que está sendo aplicado na lavoura, é realmente a espécie esperada e possui as características que deve ter."

E com o apoio da Finep, a empresa expandiu sua marca, não só criando uma nova especializada nos recursos dessa análise, chamada GoGenetic Agro, como também direcionou os recursos ao marketing da instituição, expandindo a divulgação dos serviços e impulsionando a importância do controle genético dos bioinsumos. Para Vânia, o Prêmio "reforçou nossos propósitos enquanto uma empresa que tem como objetivo levar essa informação de dentro dos laboratórios para a sociedade, principalmente ao agronegócio brasileiro".

Com isso, os próximos passos da empresa são auxiliar o produtor que tem suas próprias biofábricas, com o GoFarm, que faz o controle dos bioinsumos manufaturados in-house, dentro da fazenda. Além disso, a empresária acredita que o futuro da inovação nesse setor se dará a partir da análise dos solos em que a agricultura se desenvolve, entendendo esses microbiomas e elaborando as melhores práticas para melhorar a qualidade dos produtos plantados e a produtividade dos terrenos.

Mulheres Inovadoras 2021

Na segunda edição do Programa Mulheres Inovadoras, a Finep/MCTI selecionou 30 startups lideradas por mulheres para aceleração, e outras 10 para receberem o Prêmio Mulheres Inovadoras, duas de cada região do Brasil, no valor de R$ 100 mil cada. As vencedoras foram anunciadas em setembro passado. O objetivo do Programa, uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação em conjunto com a Finep, é capacitar e reconhecer empreendedoras nacionais, contribuindo assim para o aumento da representatividade nesse cenário e o incremento da competitividade brasileira. O Programa contou com apoio do Founder Institute, Jupter, Oria Capital e RME - Rede Mulher Empreendedora.