Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa de Aceleração do Espaço Finep começa capacitação de 10 startups selecionadas
fechar
Compartilhar

Espaco finep

 

A Finep, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, inicia a partir de hoje, às 10h, a primeira etapa do processo de Aceleração do Espaço Finep/MCTI, que será dividido em três fases ao longo de aproximadamente cinco meses.

Ao todo, foram selecionadas 10 empresas startups, de setores como Saúde, Meio Ambiente, Nanotecnologia e Biotecnologia (ver lista abaixo), que receberão auxílio para atividades de revisão e ou adequação de propostas de valor e modelos de negócios, bem como na identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes. Todo esse trabalho alinhado ao processo de construção de uma estratégia de comercialização de produtos e serviços. As empresas que realizarem a contento todas as atividades, receberão um prêmio no valor de R$ 150 mil.

A Fase 1, que irá abordar o Modelo de Negócios das startups, vai até o dia 17 de dezembro e será realizada de forma virtual. Essa atividade terá como foco a discussão da oferta e do posicionamento dos produtos e serviços das empresas, assim como as estratégias de produção, precificação e comercialização.

A fase 2, voltada para capacitação em marketing e vendas – acontece no período de 11 de janeiro a 24 de fevereiro de 2022, e será realizada de forma virtual até a 6ª semana, e presencial na 7ª semana, nas instalações do Espaço Finep no Rio de Janeiro. Nessa etapa, o foco será o treinamento em estratégia e táticas de marketing e vendas, abrangendo ações no mundo físico, virtual e ações integradas.      

Por fim, a Fase 3 – Inteligência de mercado – que terá início no dia 8 de março e irá se estender até 31 de março de 2022, adotará o modelo híbrido (virtual e presencial), com agenda e programação a serem confirmadas. Nesta última fase, serão identificadas potenciais demandas, ofertas, parcerias tecnológicas, parcerias comerciais e clientes.

Segundo o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep/MCTI, Maurício Marques, a relevância do Espaço Finep está na sua capacidade de alavancar ações de comercialização das startups apoiadas, e de interagir com outros programas públicos e privados de apoio à inovação. A iniciativa tem como parceiros a Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Tata Consultancy Services e o Parque Tecnológico da UFRJ.

Conheça as 10 empresas selecionadas pela banca de avaliação do Programa:

AFFG (galax.ia) - galax-ia.com - Saneamento

A startup desenvolve soluções para perdas na distribuição de água, que no Brasil representam cerca de 40%, gerando prejuízo e dificuldades para o setor e o país. Seus sistemas, utilizando internet das coisas e inteligência artificial, auxiliam empresas de saneamento a alcançarem as metas de eficiência operacional e redução do desperdício. O Sistema de Detecção de Vazamentos utiliza machine learning para processar os dados coletados e o Sistema de Atuação e Controle atua na rede de distribuição, de forma a reduzir ou eliminar as falhas imediatamente.

Biotech4life Soluções - www.biotech4life.com.br - Saneamento e Meio Ambiente

A Biotech4life produz soluções ambientais baseadas em produtos biotecnológicos. Seus principais produtos são o BioLisex e o BioClinex. O primeiro opera a biotransformação de resíduos de camarão e peixe, em produtos de valor agregado, por meio de um consórcio de bactérias que realiza sua hidrólise. O segundo é um remediador que faz a biodegradação de resíduos oleosos, com duas estratégias de descontaminação em um só produto: bioaumentação (adição de microrganismos degradadores) e bioestimulação (estimulação de microrganismos locais).  

Eleve Science - www.elevescience.com.br - Saúde

Empresa de serviços de P&D farmacêutico com transferência de PI, leva produtos inovadores de alto valor agregado ao mercado e atende à pressão regulatória e social de substituição de modelos animais em pesquisa científica. Possui tecnologia própria de sistemas de teste e produz pele sintética para a condução de estudos in vitro. A empresa desenvolve, ainda, biomoléculas proprietárias, com foco em antienvelhecimento e câncer, com tecnologia própria de encapsulamento e sistemas de liberação de fármacos.

Ezscience Biotecnologia - www.ezscience.com.br - Saúde humana/animal e agronegócio

A startup atua na produção de insumos biotecnológicos para as áreas da saúde humana, veterinária e agropecuária. Atualmente, se dedica à pesquisa e desenvolvimento de um kit diagnóstico para a identificação de antígeno e anticorpos contra a covid-19. Desde o início da pandemia, a empresa passou a produzir anticorpos contra a proteína S (SPIKE) do Sars-Cov- 2, que são purificados de ovos de galinhas poedeiras. No mercado interno de insumos diagnósticos, não existe fabricação de kits contendo insumos 100% nacionais.

ISnano (Inovação e Soluções em Nanotecnologia) – não possui site   - Nanotecnologia e Saúde

Empresa de P&D para transferência de nanotecnologia de forma simples, acessível e reprodutível para os setores de saúde e qualidade de vida humana e animal. Seu modelo de negócios atua na forma de projetos estruturados, de acordo com a linha e a complexidade do produto desejado pelo cliente, viabilizando formulações nanotecnológicas e agregação de valor aos produtos finais. Possui foco em produtos comercializados por farmácias de manipulação, ofertando nanopartículas, filmes poliméricos, nanoemulsões e nanogéis.

IQX - Inove Qualyx - www.iqx-inove.com.br - Química e Meio Ambiente

Empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis na área de química, em modelo de consultoria ou participação na venda do produto final. A IQX resolve, principalmente, problemas de segurança relacionados à descarga eletrostática e problemas sócio-ambientais relacionados à reciclagem de materiais diversos. Dentre os produtos, destacam-se as linhas de aditivos condutivos, regenerativos, compatibilizantes e antivirais para embalagens, artefatos de plástico, vestuário, borracha e produtos químicos e hospitalares.

Luna Greentech - lunagreentech.com.br - Química e Cosméticos

A Luna atua no desenvolvimento de inovações sustentáveis na produção de insumos para cosméticos veganos e livres de petrolatos, parabenos e solventes tóxicos. Os insumos naturais são extraídos de plantas ou subprodutos ainda não aproveitados pela indústria tradiconal. Comercializa uma partícula esfoliante patenteada, desenvolvida a partir de rejeitos do processamento da goiaba, extratos vegetais glicólicos e hidro alcoólicos, ativos naturais e partículas de quartzo também de rejeitos, que substituem os microplásticos, já proibidos nos mercados europeu e americano.

Medica Aplicativos Médicos - www.medicaexpert.com.br - Saúde

Healthtech que desenvolveu o Medica Expert, utilizado por médicos em situações em que existam dúvidas na prescrição de medicamentos ou necessidade de realizar cálculos complexos. O aplicativo previne erros, diminuindo sua ocorrência em até 90%. Diferente de outras soluções, que focam em conteúdo massivo sem tratamento, o app utiliza abordagens ativas e tecnologias inovadoras, contando com a automatização de processos de cálculo e seleção de medicamentos e anestesia, garantindo assim prescrição individualizada e padrão-ouro perante a literatura médica.

NeoPTO - neopto.com/ - Transversal PI (Propriedade Intelectual)

Desenvolve Agentes Artificiais de Propriedade Intelectual, assistentes digitais que trabalham nas áreas de patentes e propriedade intelectual e que podem ser utilizados por qualquer pessoa. Os Agentes Artificiais automaticamente encontram, leem, analisam e interpretam dados científicos e patentários de acordo com os parâmetros atribuídos pelos usuários, tornando mais simples as diversas etapas do processo de patenteamento, elaborando, a partir de modelos de Inteligência Artificial, documentos complexos similares aos de um profissional da área.

Pineal 3D - www.pineal3d.com.br - Saúde Animal

Startup de impressão 3D com foco na medicina veterinária, desenvolvendo dispositivos ortopédicos, de mobilidade e acessibilidade para animais domésticos e silvestres de pequeno, médio e grande portes. Prototipa e imprime próteses personalizadas para cada necessidade do animal, como amputação total ou parcial do membro. Produz ainda órteses de correção ou de auxílio a movimentação, cadeiras de rodas sob medida leves e resistentes (pélvica e torácica), andadores e biomodelos, além de dispositivos de proteção a pets com deficiência visual.