Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Evento vai discutir desafios e vantagens para a mulher empreendedora
fechar
Compartilhar

Mulheres 2

Um dia totalmente dedicado a discutir o empreendedorismo feminino. Na quinta-feira, 12 de março, a Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Prefeitura de São Paulo organizam, na capital paulista, um evento imersivo para divulgar detalhes do primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras. O encontro acontece na Escola de Negócios do Sebrae - Alameda Nothmann, 598 – Campos Elíseos - São Paulo. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui. Confira a programação completa

Na oportunidade, mulheres como Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Célia Kano, diretoria da Rede Mulher Empreendedora, e Cris dos Prazeres, Fundadora da Vai na Web, estarão debatendo os desafios enfrentados por profissionais do sexo feminino em posição de liderança; vantagens da diversidade para os negócios inovadores; e formas de ampliar o sucesso e a representatividade feminina no mundo empresarial.

Graduada e pós-graduada em Relações Internacionais, Aline Cardoso trabalhou, ao longo de sua carreira, com atividades de fomento ao desenvolvimento econômico e à geração de trabalho e renda. A secretária defende principalmente as bandeiras de apoio ao empreendedorismo, a capacitação de jovens, a economia criativa, além de sustentabilidade.

“Embora mais da metade da população do Brasil seja formada por mulheres, o mercado de tecnologia é formado predominantemente por homens. A Prefeitura de São Paulo tem cada vez mais investido em políticas públicas e ações que promovam a inserção da mulher no mercado de trabalho, principalmente em setores em que o número de homens é relativamente maior. Esta parceria é fundamental para impulsionar a representatividade feminina e a igualdade de gênero”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Formada em engenharia mecatrônica e mestre pela Escola Politécnica da USP, Célia Kano atuou em projetos de gestão, inovação e análise de novos negócios em empresas multinacionais. Atualmente na Rede Mulher Empreendedora, é responsável pelo programa de aceleração para negócios fundados e liderados por mulheres e gestora de projetos junto ao setor privado. Entusiasta do setor de impacto social, atuou voluntariamente em diferentes ONGs, fez imersão em negócios sociais do em Bangladesh e fez pós em gestão de inovação social. Segundo ela, o Brasil conta com 24 milhões de mulheres empreendedoras, divididas entre empreendedoras estabelecidas e iniciais (14 milhões).

Imagina uma pessoa da favela, que domina a linguagem da programação, criando soluções que atendam à humanidade? Essa é Zoraide Gomes, conhecida por Cris dos Prazeres, que há três anos está à frente do programa Vai na Web, que oferece aulas gratuitas de programação para jovens pobres do Complexo do Alemão e do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Cris atua desde os anos 90 como consultora de projetos sociais nos morros cariocas, facilitando o diálogo entre serviço público, empresas e moradores. O Vai na Web já formou mais de 200 estudantes, com idades entre 16 e 29 anos. Mais da metade (55%) conseguiu uma colocação no mercado de tecnologia e 48% voltou a estudar no ensino regular ou entrou para a universidade.

O evento terá início às 9h30, com abertura pelo presidente da Finep, General Waldemar Barroso, seguida por dois painéis. O período da tarde começa com um workshop e finaliza com a apresentação do edital Mulheres Inovadoras. A partir das 16h45 até 18h15 serão realizados atendimentos a empreendedoras sobre a chamada pública e formulário de inscrição.

"O Programa Mulheres Inovadoras é uma ação afirmativa de gênero importantíssima para dinamizar o ecossistema de inovação e startups, aproveitando o enorme potencial do empreendedorismo feminino", afirma Raphael Braga, Superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep.

O Programa Mulheres Inovadoras conta, ainda, com o apoio da Adesampa, da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Founder Institute.