Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa de Conferência de Cooperação em Inovação entre UE e países da América Latina e Caribe
fechar
Compartilhar

 

eulac bruxelas 1

O diretor da Finep Adriano Lattarulo

A Finep participou da missão brasileira na Conferência de Cooperação em Inovação entre União Europeia e países da América Latina e Caribe (EU-LAC Innovation Cooperation Conference), realizada em Bruxelas, este mês. Representaram a empresa o diretor Financeiro, de Crédito e Captação, Adriano Lattarulo, e a analista do Departamento de Cooperação Internacional, Vívian Pires.

A conferência, organizada pela Comissão Europeia, recebeu participantes de 29 países para o compartilhamento de melhores práticas, fortalecimento das ações em inovação no âmbito da Área Comum de Pesquisa União Europeia (EU) e Comunidade Latino-Americana e Caribe (CELAC), e para a estruturação de uma agenda comum em inovação.

eulac bruxelas 2

O diretor Lattarulo fez uma exposição sobre o funcionamento da Finep no painel sobre Instrumentos de Apoio à Inovação. Ele destacou a experiência e os resultados do programa Finep Startup e a importância dos programas de descentralização de recursos, que garantem a difusão da C,T&I em todo o território brasileiro por meio de parcerias locais com instituições de fomento e as chamadas bilaterais com países europeus e o Eureka Globalstars. Adriano frisou ainda o impacto do apoio da Finep em empresas tomadoras de crédito ou de Fundos de Investimento.

No caso do crédito, um estudo comparativo realizado pelo IPEA no período de 2005 a 2014, com 1600 empresas similares em termos de setor, tamanho e situação econômica e fiscal, em que apenas metade teve o apoio da Finep, mostra que nessas aumentou em média 76% o pessoal empregado em áreas científicas e tecnológicas, em comparação com a outra metade que não obteve o apoio.

Já nos casos do apoio Finep por meio de seus programas de investimento em fundos, os resultados demonstram que, para cada real da Finep investido, R$ 6,62 foram alavancados por investidores privados.

Os debates realizados serviram como base para reflexões sobre formas de otimizar a cooperação internacional, e melhorar as condições de participação dos países da CELAC no novo programa-quadro de pesquisa e inovação europeu previsto para 2021, o Horizon Europe.

As modalidades de implementação da cooperação em inovação devem ser discutidas na próxima reunião de alto nível da Iniciativa Conjunta em Pesquisa e Inovação (JIRI em inglês), que deve ocorrer em 2020, no México.

Para esse encontro, a Missão Brasileira foi integrada pelo MCTIC, liderado pelo Secretário do Governo para Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, e ainda Embrapii, CGEE, CNI, FGV, USP, e representantes da Comissão Europeia baseados no Brasil.