Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep participa de inauguração de centro de inovação da indústria no RJ
fechar
Compartilhar

ISI 1

General Waldemar Barroso (centro) na inauguração do ISI - fotos João Luiz Ribeiro(Finep)

O presidente da Finep, general Waldemar Barroso participou nesta sexta-feira (8/11) da inauguração das novas instalações do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras, às 10h30, no Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro. Ele representou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes. Com 3.500 metros quadrados, o novo laboratório vai atuar na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis, atendendo às indústrias dos setores químico, têxtil e de confecção.

“Esse Instituto faz parte de uma rede de 28 centros de inovação criados pelo Sistema Indústria, com investimento da ordem de R$ 3 bilhões”, afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade. Segundo ele, o Instituto é a prova de que o Brasil tem capacidade e inteligência para prestar serviço para o mundo inteiro. “O Centro acaba de ser procurado por uma empresa chinesa para desenvolver pesquisas de controle biológico do mexilhão-dourado, que se transformou numa praga para as usinas hidrelétricas. Eles entram nas instalações e entopem equipamentos e tubulações. O desafio dos pesquisadores é frear a reprodução descontrolada deste molusco, que não é comestível e se prolifera rapidamente.

Entre os projetos em prospecção e desenvolvimento pelo Instituto, destacam-se: modificação genética de microrganismos para a produção de químicos; desenvolvimento de nova fragrância; sequenciamento genético do coral sol; otimização de processo e purificação de um novo solvente; intensificação de processos de hidrogenação e esterificação; fiação e tecelagem de uma nova fibra celulósica; desenvolvimento de nova fibra anti-chamas; uso de nanocelulose em curativos para queimaduras; e aditivação de grafeno em têxteis.

ISI 2

“O Instituto Senai de Inovação é um exemplo de inovação, pois se constitui em um ambiente de conhecimento e esperança de geração de riqueza para o País e melhoria da qualidade de vida da população. Além da inteligência e visão para onde caminha a tecnologia, ele integra a indústria com a rede de ICT’s e Governo”, disse o presidente da Finep, Waldemar Barroso.

De acordo com o gerente do Instituto, Paulo Coutinho, o novo espaço de pesquisa está preparado para atuar em áreas e temas identificados como portadores de futuro para as indústrias química, têxtil, e de confecção. Ele apoia as empresas no desenho da sua estratégia de P&D, no desenvolvimento de produtos e processo, conectando clientes com fornecedores de forma a viabilizar a inovação.

ISI 3