Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Exposição FNDCT 50 anos chega ao Congresso e mostra importância da Finep para a ciência brasileira
fechar
Compartilhar

fndct5

Ministro Pontes e General Waldemar, presidente da Finep (ambos ao lado do totem), recebem cumprimentos de senadores e deputados (Márcio Nascimento/MCTIC)

 

A exposição do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que comemora os 50 anos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) chegou ao Congresso Nacional. Na quinta-feira (3), foi realizada a cerimônia de abertura no Salão Negro do Congresso Nacional, às 14h, com a presença do ministro do MCTIC, Marcos Pontes, do presidente da Finep, General Waldemar Barroso, do senador Major Olímpio (SP), dentre outras autoridades.

A exposição mostra o papel do FNDCT no desenvolvimento de tecnologia em áreas de ponta em áreas como telecomunicações, vacinas, energias renováveis, embalagens inteligentes, novos medicamentes e equipamentos para tratamentos em saúde, entre outros, bem como em aplicações simples do dia-a-dia. A Finep é a secretaria-executiva do fundo desde 1971 e a grande responsável pela infraestrutura científica e universitária brasileira.

A ideia do ministério é que a exposição, composta por 35 painéis que mostram os principais projetos desenvolvidos com recursos do fundo, seja levada a outros órgãos públicos. O FNDCT foi criado em 1969 como um instrumento financeiro de integração da ciência e tecnologia com a política de desenvolvimento nacional.

fndct2

General Waldemar ressaltou a importância da Finep como secretaria-executiva do FNDCT (Márcio Nascimento/MCTIC)

 

As receitas do FNDCT vêm de diversas origens. Atualmente, são 16 fundos setoriais em operação, sendo que 14 são destinados a setores específicos: saúde, biotecnologia, agronegócio, petróleo, energia, mineral, aeronáutico, espacial, transporte, mineral, hidro, informática, automotivo e um tem por foco a Amazônia Legal.