Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Uruguai cria escola de avaliação e monitoramento da inovação na América Latina
fechar
Compartilhar

Escola foto 

A Rede Latino-americana de Agências de Inovação (ReLAI) acaba de inaugura a primeira Escola de Avaliação e Monitoramento da Inovação. Participam da iniciativa técnicos de todas as agências membros da ReLAI: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Nesta primeira edição, a Escola conta ainda com a participação do Chile, como país convidado.

A Finep, como agência membro da ReLAI, foi representada no treinamento pelos analistas Daniel Carvalho, do DPLAN-Departamento de Planejamento, e Juliana Monteiro, do DPRE-Departamento de Estudos e Projetos Estratégicos. Segundo os analistas da Finep, a capacitação em monitoramento e avaliação é fundamental para que a empresa avalie e planeje as suas ações ao longo do tempo, de modo a comunicar à sociedade sobre seus resultados e impactos. “A troca de experiências com colegas de agências e instituições similares dos países vizinhos é enriquecedora e contribui para a reflexão acerca dos desafios em comum”, afirmaram os analistas.

A Escola é uma das primeiras atividades organizadas no âmbito da ReLAI e foi criada tendo como base as necessidades de capacitação das equipes das agências, para avaliação e monitoramento das atividades de Inovação de seus países.

Através dessa avaliação e monitoramento será possível sistematizar a forma de trabalhar, no campo da inovação, onde as mudanças ocorrem de forma muito rápida.

A medição de resultados, com base nas informações geradas pelo monitoramento, permitirá ajustar rapidamente o que for necessário e aprender com todo o processo.

A ReLAI é formada por 11 agências, de nove países da América Latina e presidida pela Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII) e tem apoio do BID ─ Banco Interamericano de Desenvolvimento. Seu objetivo é promover o desenvolvimento das agências de inovação, o fortalecimento de suas capacidades institucionais e a modernização de seus recursos, sistemas e serviços. Através de seus instrumentos, a ReLAI aprofunda os vínculos de cooperação entre as agências promovendo a inovação e o empreendedorismo, tendo também como meta, a coordenação com redes de inovação dos países desenvolvidos.