Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Subvenção Econômica da Opto Space & Defense, objeto de parceria entre Finep e AEB, tem primeira reunião
fechar
Compartilhar

 Kickoff meeting Finep AEB TAS OPTOWilliam Respondovesk (de pé), da Finep, na reunião na Opto

Com presença do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Coronel Carlos Moura, foi realizada a primeira reunião do projeto de Subvenção Econômica da Opto S&D, apoiado pela Finep, nas instalações da empresa em São Carlos (SP), em 28/8.

Esse projeto se insere no processo de Transferência de Tecnologia do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). A parceria Finep/AEB, na cooperação internacional com a empresa francesa Thales Alenia Space, visa capacitar a empresa brasileira para o projeto "Transferência de Tecnologia para Capacitação da Opto no Desenvolvimento e Fabricação de Cargas Úteis Ópticas para Observação da Terra". O montante aprovado neste projeto é R$ 29.346.500,00.

A Opto S&D é uma referência em tecnologia de ponta na área espacial, tendo já entregue com sucesso câmeras para aplicação em satélites, como a MUX para o CBERS (China Brasil Earth Resources Satellitte), além de ter conduzido com sucesso vários projetos de subvenção econômica e ter sido agraciada com o Prêmio Finep.

Resultado de seleção pública lançada em 2018, o projeto conclui a ação de transferência de tecnologia no âmbito do SGDC, iniciada com edital em 2015 que apoiou cinco projetos, todos em fase final de execução. "A ação demonstra a capacidade da Finep em operar a subvenção como um instrumento orientado à demanda, tecendo parcerias para usar recursos e apoiar outros entes públicos em setores estratégicos", afirma William Respondovesk, gerente do Departamento Operacional da Finep em São Paulo.

Na reunião, estiveram presentes membros da AEB, representantes da Opto S&D e especialistas franceses da Thales Alenia Space. Pela Finep, participaram o gerente William Respondovesk, e o analista José Henrique Pereira.

O presidente da AEB expressou seu agradecimento ao presidente da Finep, General Waldemar Barroso, "pela exitosa integração entre as agências no contínuo esforço conjunto para executar os projetos prioritários do MCTIC".