Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Hub Finep é lançado no Innovation Summit Brasil 2019
fechar
Compartilhar

 summit1

O presidente da Finep na abertura do evento

 

Na segunda-feira, 12/8, a Finep esteve presente com destaque no Innovation Summit Brasil 2019, em Florianópolis (SC), com palestras do seu presidente, General Waldemar Barroso, e do superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento, Raphael Braga. Na ocasião, o presidente da financiadora lançou o Hub Finep, plataforma virtual de conectividade e negócios para o ecossistema de inovação brasileiro.

"Em seus 52 anos, a Finep sempre apoiou a inovação e empreendimentos que ajudaram a moldar o País, seja a criação do sistema de Venture Capital brasileiro ou a infraestrutura da nossa pós-graduação, passando por milhares de projetos históricos. Hoje, estamos olhando para o futuro. O Hub Finep vai conectar todos os atores do sistema nacional de CT&I em uma plataforma virtual inédita", afirmou o presidente Barroso, em sua fala na abertura oficial do evento.

A nova plataforma pretende, também, reduzir a superposição de ações governamentais de fomento e contribuir para a integração dos programas e políticas de apoio à inovação. O Hub estará disponível no site da Finep nos próximos meses.

Startups e Venture Capital

Em sua apresentação no painel "O futuro dos ambientes de inovação", no Workshop da Anprotec, o superintendente Raphael Braga falou sobre a força das startups na economia contemporânea e lembrou que a Finep vem apoiando esse tipo de empresa anteriormente à consolidação de seu programa Finep Startup: "Mesmo antes de se usar o termo "startup", a Finep já apoiava empreendimentos do gênero, há décadas. Além disso, a gama de produtos que oferecemos para apoio a empresas é a mais diversificada, com o Finep Startup, o Centelha, Conecta, dentre outros", afirmou Braga. Assista ao vídeo veiculado na TV Band-SC, em que a Finep tem destaque, com entrevista com Raphael Braga.

summit2

Raphael Braga falou sobre startups

À tarde, Braga também participou da Conferência Brasileira de Venture Capital (organizada pela ABVCAP), na sessão "O Marco Legal das Startups e Reformas no Empreendedorismo Brasileiro". O Governo abriu uma consulta pública até junho passado sobre o Marco Legal, elaborado em parceria com a iniciativa privada.

A consulta está dividida nos seguintes eixos: sociedade anônima simplificada; responsabilidade solidária; Simples Nacional e investimentos; fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; opção de compra de ações (stock options); definição jurídica de "startup"; facilitação de investimento; e relação de colaboração. No momento, as contribuições estão em fase de avaliação e consolidação.

Conectividade

No final do dia, o ministro do MCTIC, astronauta Marcos Pontes, participou da cerimônia oficial de abertura do Summit, junto com o presidente da Finep e diversas autoridades.

O ministro celebrou a conquista de várias ações do MCTIC neste ano, notadamente a inauguração da primeira fase do programa Ciência Conectada – Ciência Forte MCTIC, que vai ampliar a infraestrutura de banda larga por fibra ótica nas regiões Norte e Nordeste, operada pela RNP.

Marcos Pontes também comemorou o sucesso das novas conexões em banda larga a escolas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). "Somente em 2019, foram instaladas 8.060 conexões em Pontos de Inclusão Digital em todo o território nacional, sendo 6.407 em escolas indicadas pelo Educação Conectada, programa do MEC", disse o ministro.

Em sua fala na mesma sessão, o presidente da Finep reafirmou a parceria entre a financiadora e o MCTIC: "A Finep está, mais do nunca, alinhada às diretrizes no ministério", afirmou o General Barroso.

summit3

O presidente da Finep saúda o ministro Pontes

O Summit

O evento acontece até 14 de agosto e reúne mais de duas mil pessoas do Brasil e do mundo para debater sobre "Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos". A Finep é um dos apoiadores institucionais do Summit.

A programação abrange o Congresso da Anprotec, a Conferência da ABVCAP, o Fórum Sebrae de Inovação, o Workshop Anjos do Brasil, e várias atividades e sessões plenárias paralelas de parceiros e membros da Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimento (RNAII).

A RNAII

A RNAII é uma iniciativa inédita de colaboração das grandes entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador, em prol de todo o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. Composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); ABstartup (Associação Brasileira de Startups); Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); Anjos do Brasil; Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).