Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com a presença da Finep, ENGIE premia startup e debate inovação em saúde e segurança do trabalho
fechar
Compartilhar

 

sitegodoy1

 André Godoy, diretor da Finep

 

ENGIE realizou na quinta-feira (06/06) a quinta edição do ENGIE Brasil Innovation Day, evento de inovação que, neste ano, debateu iniciativas inovadoras na área de saúde e segurança no trabalho e premiou a melhor startup nessas atividades, a NextCam.

O CEO da ENGIE Brasil, Maurício Bähr, explicou, na abertura, que inovação é uma necessidade para a empresa. “Se não continuarmos nos transformando, não vamos continuar vivos. A cultura de inovação é algo que queremos fomentar cada vez mais no Grupo”, disse.

“Inovar na área de saúde e segurança é uma pré-condição e um valor básico para a inovação, sem a qual não conseguimos desempenhar nossas atividades, garantindo o bem-estar de nossos colaboradores e terceirizados”, completou o executivo.

O diretor administrativo da FINEP, André Godoy, apresentou um panorama do financiamento à ciência e à inovação no país, em que a prosperidade desta área depende de “integrar os institutos de tecnologia e empresas e reduzir a burocracia”. “A inovação tem que estar na vida das pessoas, para que entendam o quão transformadora ela é”, ressaltou.

Durante o painel de debate “Como a inovação e a tecnologia devem contribuir para a saúde e segurança no trabalho”, a diretora de Pessoas e Cultura da ENGIE Brasil, Simone Barbieri, elencou iniciativas na área adotadas pelo Grupo, que cabem a todas as companhias. “Saúde e segurança não são simplesmente prioridade para a ENGIE, mas um valor, um pré-requisito para todas as situações. Temos campanhas para que as pessoas vejam valor nessa área, por exemplo, dando poder para que elas não executem uma atividade caso percebam uma situação de risco ou não se sintam bem”, conta Barbieri.

Simone Barbieri ressaltou ainda ações globais da ENGIE, chamadas “Regras que Salvam Vidas”, adaptadas às leis locais e às atividades (geração de energia e serviços). “`Paramos para falar sobre saúde e segurança com todos os colaboradores e criamos um aplicativo para registrar e identificar situações de risco, o que ajuda a criação de ações preventivas. ”

Principal palestrante, o economista Ricardo Amorim analisou o desenvolvimento tecnológico ao longo da histórica e sua aceleração exponencial na Era da Informação [pós-internet]. “Estamos no melhor momento para investir em inovação tecnológica, tendo como alvos a melhoria de processos, inclusive em saúde e segurança, e no atendimento e entendimento do cliente. Isso dará um salto brutal da produtividade.”

Premiação

Já o diretor de Inovação da ENGIE Brasil, Gabriel Mann, entregou o prêmio do Innovation Day à startup NextCam, que poderá firmar uma parceria com a companhia para desenvolver seu projetos e que foi premiada com uma viagem para Paris para acompanhar o ENGIE Innovation Week, evento global de inovação do Grupo. A empresa desenvolveu uma solução inovadora para reduzir o risco de acidentes na indústria, utilizando visão computacional e inteligência artificial. Trata-se de um conjunto de câmeras inteligentes que identificam se os profissionais estão usando os equipamentos de segurança necessários e estão seguindo corretamente os procedimentos, por exemplo. As máquinas são capazes de gerar automaticamente indicadores e relatórios que dão suporte à tomada de decisão.