Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep Startup seleciona até 30 empresas em banca avaliadora presencial em SP
fechar
Compartilhar

startup2019 5
Durante três dias, as bancas de avalidores foram formadas
por especialistas da Finep e convidados externos

 

De 4 a 6 de junho, aconteceu a banca de avaliação presencial do edital 2018 do Programa Finep Startup, no escritório da financiadora em SP. Empreendedores das 75 empresas apresentaram-se para especialistas da Finep e convidados externos. Dessas, agora 30 estarão aptas a receberem aporte de até R$ 1 milhão, após a fase de visita técnica.

"A banca presencial é uma fase muito rica de interação, já que contamos com convidados de setores de Governo, corporate venture, gestores de fundo, investidores anjo, empresários, além dos especialistas operacionais e de investimento da Finep. É uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências que vai além da avaliação em si', afirma Raphael Braga, superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, responsável pelo Programa.

Seleção

O processo de seleção é realizado em duas fases na primeira etapa - a pré-qualificação e avaliação das propostas. Na pré-qualificação, o atendimento dos requisitos de elegibilidade é analisado. O Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep verifica o enquadramento em relação ao faturamento tipo societário, estágio da startup e suficiência das informações, ao mesmo tempo que os departamentos operacionais avaliam a concordância da temática da proposta.

Neste edital, das 495 propostas recebidas nas inscrições, os planos de investimentos de 297 startups foram examinados por um trio de avaliadores, que examinaram os fundamentos em relação a mercado, inovação e equipe. Em seguida, foram selecionadas 75 empresas que participaram agora da banca avaliadora presencial. Esta á a 4ª rodada do Finep Startup desde 2016, com o total de 1.687 propostas recebidas.

Avaliadores

O avaliador Richard Zeiger, sócio da MSW e gestor do fundo Br Startups, participa da banca pela quarta vez. Segundo ele, "a experiência de ver as startups nascendo é um dos momentos mais interessantes, agradáveis e ricos para investidores, assim como também para conhecer outros avaliadores. Acredito que a principal contribuição da Finep e do seu programa para uma startup é possibilitar que a empresa passe pelo processo, independentemente se sairá daqui com o investimento ou não". Para Zeiger, "uma das maiores motivações para uma startup participar é a possibilidade de acesso a uma banca tão variada num único local e ao mesmo tempo e sair com input em relação a seus negócios".

Marcos Toscano, da Coordenação Geral de Empreendedorismo Inovador do MCTIC, representou o Ministério como membro da banca. De acordo com Toscano, "os empreendedores têm demonstrado soluções contemporâneas bem estruturadas e que podem trazer desenvolvimento, gerar empregos e alavancar mais investimentos para startups. O MCTIC apoia e acredita no programa da Finep, que se mostra como uma ação conjunta entre Governo e setor privado para atingir os melhores resultados possíveis".

"Iniciativas como o Finep Startup são essenciais para o País, porque incentiva a cultura do empreendedorismo. É muito gratificante participar do processo, das trocas de ideias – é um mundo desafiador. Participo de outras edições e vejo o nível das propostas como muito bom, com ideias às vezes surpreendentes e inesperadas. O resultado final é uma contribuição inestimável para o ecossistema de empreendedorismo do Brasil", afirma Cezar Taurion, sócio da Kick Ventures e participante da banca avaliadora.

Temas

Em relação às rodadas de investimentos precedentes, considerando a quantidade de propostas aprovadas, os temas 'Agritech' e 'Educação' mantiveram suas posições entre as 4 principais; já 'Internet das Coisas' (IoT) e 'Inteligência Artificial' (I.A.) foram substituídas pelo novo tema 'Cidades Inteligentes e Sustentáveis'. A perda de competitividade da I.A. foi intensa, com apenas 2 empresas classificadas, contra 10 da rodada anterior.

A próxima etapa serão as visitas técnicas e due diligence de até 30 empresas selecionadas das 75 que se apresentaram nesses três dias em SP.

Veja agumas fotos do evento:


startup 2019
Raphael Braga, superintendente da Área de Empreendedorismo
e Investimento da Finep (à direita), 
dá instruções a uma equipe de avaliadores

 

startup2019 2
As bancas se dividiram em três salas, durante a manhã e tarde dos três dias


startup2019 4
Cada empreendedor teve 15 minutos para apresentar seu projeto


startup2019 2
Depois de cada apresentação, mais 15 minutos foram disponibilizados
para perguntas e esclarecimentos de dúvidas

startup2019 3
50 convidados externos e 20 especialistas da Finep fizeram parte das bancas

startup2019 1
Ao todo, 75 startups apresentarams seus 'pitches'

startup2019 4
Esta é a 4º rodada do Programa Startup

startup2019 3
Diretor da Área Financeira, de Crédito e Captação da Finep, Carlos Gutierrez,
esteve presente no primeiro dia da banca presencial