Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Ministro Marcos Pontes participam da maior feira sobre Inovação em Educação na América Latina
fechar
Compartilhar

 celpauloepontes

Coronel Paulo Costa, superintendente da Finep, e ministro Marcos Pontes

Com 230 expositores e cerca de 22 mil pessoas participantes, a Bett Educar é o principal evento na América Latina a respeito de práticas e tecnologias inovadoras em educação. Neste ano, o evento ocorreu na capital paulista e contou com a fala do Ministro Marcos Pontes, na cerimônia de abertura. Além disso, o superintendente da Área de Inovação, Coronel Paulo Costa, acompanhado pelos analistas do Departamento Operacional de São Paulo, Marco Polli, Renato Magalhães e Mariana de Souza Araújo, estiveram presentes para divulgar a Finep e aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica de transformação nesse setor.

A cerimônia de abertura contou com diversos representantes institucionais, incluindo o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Curi. O Ministro Marco Pontes iniciou a sua fala enfatizando o poder transformador da educação não só para a criação de oportunidades profissionais, mas também para a capacidade de inovação do país e para a geração de valor econômico. Ele informou que o MCTIC montou uma área de formação de recursos humanos, voltada para o fortalecimento das disciplinas relacionadas a ciência e tecnologia e que está articulada com o MEC na execução do Programa Ciência na Escola. A importância do ensino profissionalizante e da preparação para o empreendedorismo inovador foi também enfatizada na apresentação. Além disso o cenário desafiador relacionado à restrição de recursos orçamentários não deixou de ser apontado pelo Ministro.

Quanto à feira propriamente, a grande diversidade dos expositores, envolvendo desde grandes empresas a startups, abriu diversas oportunidades de interação para a equipe da Finep. Nas soluções oferecidas, vê-se um direcionamento para colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, busca-se implementar, dentre outras, metodologias baseadas em projetos colaborativos, metodologias ativas e inquiry-based learning (aprendizado baseado em desafios). Como reflexo desse direcionamento, as tecnologias apresentadas favorecem a construção e interação por equipes de estudantes. Por exemplo, boa parte dos dispositivos robóticos expostos na feira devem ser montados por essas equipes e não apenas utilizados prontos da prateleira, inspirando-se no Movimento Maker.

Diversas outras soluções baseadas em gamification, plataformas digitais, impressoras 3D e realidade aumentada ou virtual foram apresentadas. Algumas empresas da carteira da Finep em Educação, como Grupo A e Medcel, estiveram com estande na feira, assim como outros clientes em potencial.