Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Primeira etapa presencial de seleção de gestor para FIP Inova Empresa é realizada
fechar
Compartilhar

 

fip site

 

Lançamento

Com participação da Finep, governo lança Câmara Brasileira da Indústria 4.0

Os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Economia lançaram, na quarta-feira (03), a Câmara Brasileira da Indústria 4.0. O objetivo é integrar as políticas públicas do governo federal de fomento à indústria 4.0, manufatura avançada e internet das coisas.

Participaram do lançamento: o ministro interino do MCTIC, Júlio Semeghini; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim; o presidente da Finep, General Waldemar Barros; o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa; o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (Sepec/ME), Caio Megale. E os presidentes: do BNDES, Joaquim Levy; do CNPq, João Luiz Filgueiras de Oliveira; da CNI, Paulo Afonso Ferreira.

Carlos Da Costa afirmou, em sua fala de abertura, que o objetivo da Câmara é concentrar esforços, otimizar recursos financeiros e profissionais e que “a iniciativa é um grande exemplo de colaboração entre sociedade, setor público e privado – e irá, efetivamente, contribuir para a modernização do parque industrial brasileiro.

Já para o ministro Semeghini, a Câmara será fundamental para o desenvolvimento tecnológico e inovação nas empresas e terá como frentes: capital humano; cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores; regulação, normalização técnica; infraestrutura; e investimentos.

Em seguimento a programação, o Secretário Caio Megale, disse que “a Câmara da Indústria 4.0 será uma instância de governança de iniciativas e contará com um Conselho Superior, de caráter deliberativo, composto pelo Ministério da Economia, MCTIC e representantes da ABDI, CNI, Finep, CNPq, BNDES, Sebrae e Emprapii, além de Grupos de Trabalho, formados para prestar apoio técnico e apresentar soluções para temas específicos”. A iniciativa reunirá atores do setor público, privado, entidades de capacitação e desenvolvimento tecnológico e academia.

A criação da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D BRASIL), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), e Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).

Com informações do Ministério da Economia