Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Aplicativo brasileiro estimula a fala e desenvolvimento da comunicação das crianças
fechar
Compartilhar

 fofuu site novo

 


A Fofuuu, startup paulistana criada em 2016, une conceitos e práticas da Neurociência, Fonoaudiologia e tecnologia em uma plataforma gamificada para estimular a fala e desenvolvimento da comunicação infantil. Foram criados dois aplicativos - o Fofuuu PRO e Fofuuu Kids.

O PRO é uma plataforma que dá acesso a 10 jogos digitais utilizando esses conceitos, além de inteligência artificial. O Kids permite que o fonoaudiólogo envie lições para a criança fazer em casa para o app em forma de um tabuleiro que a guiará durante todo o processo.

Nos aplicativos, as crianças jogam trabalhando lógica, atenção, memória, cores e formas. Elas emitem os sons indicados pela fonoaudióloga, aumentando o banco de dados utilizado para treinar o modelo de Inteligência Artificial. Desse modo, terão melhores resultados e, junto do desenvolvimento e otimização dos algoritmos, chega-se a um valor de 90% de assertividade. Assista ao vídeo da empresa. 

Atualmente, existem mais de 200 milhões de crianças, entre 2 e 5 anos, com distúrbios de comunicação por causa de motivos como o atraso no desenvolvimento da linguagem, lábio leporino, surdez ou autismo. O aplicativo aumenta o interesse delas, pois se torna algo divertido, diminuindo o tempo das sessões e acelerando o tratamento, além de chegar em lugares mais distantes.

O intuito do app, que trabalha com 81 fonemas diferentes, é fazer com que a criança aprenda com experiências lúdicas e que não perceba que está fazendo um tratamento. Já no tratamento convencional ocorrem atrasos pois é difícil estimular as crianças a realizarem exercícios complementares em casa na frequência recomendada. Esse é o objetivo da Fofuuu - fazer com que as crianças consigam se desenvolver melhor, mais rápido e de forma mais prazerosa. 

A plataforma já conta com mais de 3.996 cadastros realizados, 358 assinaturas vendidas anuais e/ou semestrais e 1.741 fonoaudiólogos utilizando o aplicativo de forma ativa. Os diferenciais e vantagens da Fofuuu são inegáveis, por inovar e melhorar o tratamento na área de fonoaudiologia no Brasil.

Finep Startup

A Fofuuu foi selecionada no Programa Finep Startup e está em processo de contratação para receber aporte de R$ 1 milhão.

O programa Finep Startup tem por objetivo alavancar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada. O limite de recursos totais desta rodada é de R$ 30 milhões para 30 startups. O período para envio de propostas fica aberto até o dia 28 de fevereiro.