Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Unifesp inaugura laboratório de ressonância magnética nuclear financiado pela Finep
fechar
Compartilhar

 inauguração

 

O Instituto de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Infar/EPM/Unifesp) inaugurou, na sexta-feira (21), o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear Prof. Dr. Carl Peter Von Dietrich. A unidade recebeu recursos da Finep por meio do CT-Infra. O objetivo deste fundo e suas chamadas públicas é viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras.

O espaço atenderá tanto as disciplinas de ciências básicas, clínicas e cirúrgicas, colaborando para estudos já em andamento, como áreas de drogas anticoagulantes, interação entre proteínas do vírus do Zika e identificação de marcadores moleculares para diferentes classes de doenças. Essas informações podem ser utilizadas para fins de diagnóstico e também para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas.

O laboratório levará o nome de Carl Peter Von Dietrich, um dos mais importantes pesquisadores da medicina brasileira, falecido em 2005, e responsável pela implantação do programa de pós-graduação em Biologia Molecular da Unifesp, reconhecido com conceito máximo (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na ocasião, será inaugurado também o Biotério e Laboratório de Experimentação Animal.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, da reitora e do vice-reitor da Unifesp, Soraya Smaili e Nelson Sass, da diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, da diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM), Emilia Sato, da coordenadora do Infar, Helena Nader, e da coordenadora do Biotério e Laboratório de Experimentação Animal, Catarina Segreti Porto.

“A Finep apoia a ciência brasileira em todas a suas fases. Estar presente em instituições de ponta, como a Unifesp, nos orgulha e nos motiva a continuar nossa missão. Parabenizo a todos que têm contribuído para o trabalho brilhante que aqui se tem realizado”, disse o presidente da Finep, Ronaldo Camargo, na inauguração.

“Ao longo dos seus 51 anos de existência, a Finep é cada vez mais reconhecida como a instituição de fomento que apoia todo o ciclo de construção da infraestrutura científica. É fundamental que seja garantido orçamento perene para que continue suporte público à ciência brasileira – caminho imperativo para o nosso desenvolvimento econômico e social”, afirmou o diretor da Finep Wanderley de Souza.

Entrega da primeira fase do HU2

Também na sexta (21), aconteceu a cerimônia de entrega da primeira fase do Hospital Universitário 2 (HU2), da Unifesp. O evento contou com a presença dos ministros Gilberto Kassab (MCTIC) e Rossieli Soares, da Educação.

O novo hospital recebeu investimentos de cerca de R$ 60 milhões e deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2019, contemplando, inicialmente, as especialidades de ginecologia, obstetrícia, urologia e cirurgia vascular.

“Esse hospital atenderá milhares de pessoas e, acima de tudo, formará médicos, técnicos e enfermeiros que irão, Brasil afora, auxiliar a saúde brasileira. E esse espírito de formação dessas pessoas tão importantes e necessárias tem certamente um caminho muito importante com esse hospital que entregamos”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Estratégico para a reorganização e a verticalização do Campus São Paulo da Unifesp, o HU2 se estabelecerá como ambulatório de especialidades, centro de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, centro diagnóstico e hospital-dia. A unidade vai funcionar como um núcleo integrado de ensino, pesquisa e assistência em saúde, em colaboração e parceria permanentes com o Hospital São Paulo (HSP) e com as Escolas Paulista de Medicina (EPM) e Paulista de Enfermagem (EPE).

A estrutura do hospital conta com mais de 16 mil metros quadrados de área construída. São 16 andares, onde funcionarão 120 consultórios, seis salas cirúrgicas, 25 leitos de internação/dia e sete leitos de recuperação pós anestesia. Todo esse espaço, paralelamente ao serviço para a comunidade, vai contribuir com a formação de residentes médicos e residentes multiprofissionais.

Veja mais fotos das inaugurações do HU2 e dos laboratórios:

hospital e labs 1

hospital e labs 2

hospital e labs 3

hospital e labs 4

hospital e labs 5

hospital e labs 6

hospital e labs 7

hospital e labs 8

hospital e labs 9

hospital e labs 10