Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Acordo entre Finep e Sebrae vai viabilizar novas ações para micro e pequenas empresas
fechar
Compartilhar

 acordo3

Entre as medidas listadas no documento estão a retomada do acesso da Finep ao Fampe e a realização de mentoria do Sebrae para empresas aprovadas no Finep Startup. Na foto, da esquerda para direita: Robson Andrade, presidente da CNI, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, e Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep

 

A Finep e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica que prevê ações para estimular a inovação entre micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Entre os compromissos firmados está a retomada do acesso ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) por parte da Finep para as operações dos programas Inovacred e Telecom.

“O estreitamento dessa relação vai facilitar o apoio a MPEs de base tecnológica, que desenvolvem modelos de negócio inovadores por todo o país. O acesso ao Fampe é uma demanda antiga e vai beneficiar empresas que têm dificuldades em apresentar garantias”, explica Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep, que celebrou o acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, durante a reunião do Conselho Deliberativo do órgão.

Para Afif, essa parceria tenta corrigir um dos grandes problemas do Brasil: a dispersão de esforços de fomento. “Nosso objetivo é alinhar objetivos: o Sebrae garante assistência para o acesso ao crédito, que precisa ser orientado, e a Finep aproveita a nossa capilaridade para difundir suas linhas”, disse.

 

acordo4

Finep e Sebrae vão alinhar objetivos para facilitar inovação entre MPEs. Na foto, Robson Andrade, presidente da CNI, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, e Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep

 

Outro ponto assinalado no acordo é a possibilidade de a financiadora enviar seus especialistas para ajudar na avaliação de projetos inovadores do Centro de Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae, inaugurado em abril deste ano. Em contrapartida, o Sebrae poderá oferecer mentoria para empresas aprovadas no programa Finep Startup, que contarão com auxílio na gestão administrativa e financeira do investimento de até R$ 1 milhão feito pela Finep.

“Trata-se de um passo importante para que o Brasil possa se transformar num celeiro de startups promissoras, cada vez mais visadas por médias e grandes empresas. Elas não só desenvolvem produtos, sistemas e serviços que reduzem o custo de investimento das grandes, mas principalmente aceleram a chegada de inovações e tecnologias ao mercado”, ressaltou Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A Finep e o Sebrae ainda vão estudar a possibilidade de coinvestirem em fundos de inovação de empresas nascentes em parceria com bancos de desenvolvimento.