Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. SNCT tem abertura oficial em Brasília
fechar
Compartilhar

 snct

Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep, e Mario Neto Borges, presidente do CNPq (à frente)

 

Com 71 estandes voltados a atividades de popularização e divulgação científicas promovidas por 80 instituições, a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi oficialmente aberta nesta terça-feira (16) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A cerimônia de abertura, realizada em um auditório montado no centro do espaço de 40 000 metros quadrados, contou com a participação do presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, e do diretor de Inovação da financiadora, Rennys Frota.

Em meio a atrações como um modelo de um caça supersônico Grippen em tamanho natural, trazido pela Força Aérea Brasileira, e a pirâmide holográfica que conta a história da inovação humana, montada pela Finep, o ministro salientou a importância do conhecimento científico como ferramenta para erradicar a desigualdade. “Sem evolução científica, sem incentivos à inovação, não há perspectiva de melhora nas condições de vida. Esse foi o caminho das nações mais desenvolvidas do mundo”, disse Kassab. “Com essa exposição, procuramos reforçar essa ideia ao mesmo tempo que buscamos atrair a curiosidade das crianças para a ciência, para a tecnologia, numa forma de despertar talentos futuros”, explicou.

 

snctsite

Ildeu Moreira, presidente da SBPC, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Jailson Bittencourt, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep 

 

Kassab também alertou sobre os riscos dos cortes orçamentários voltados ao financiamento de atividades científicas e tecnológicas do país. “O Brasil tem investido muito aquém do desejável nessa área, apesar de hoje já termos a participação de empresas privadas que ajudam suprir parte da carência de recursos. Da mesma forma que a atuação de entidades respeitadas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem sido fundamental para que a sociedade perceba a relevância desse setor”, disse o ministro.

Com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agência 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a SNCT 2018 se estende até domingo, dia 21. Segundo o secretário Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC e presidente do Conselho de Administração da Finep, Álvaro Prata, a semana reunirá mais de 100 000 atividades realizadas por mais de 1 000 instituições parceiras, como empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais de educação e ciência e tecnologia. A expectativa é que até domingo mais de 100 000 pessoas visitem os estandes em Brasília.

 

snctsite2

Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, abriu oficialmente a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

A pirâmide holográfica da Finep

Quem visitar o estande da Finep na SNCT poderá viajar pela história do planeta, partindo do Big Bang, com direito a passagens como a era dos dinossauros e a chegada do homem à Lua. Tudo isso sem sair de uma sala escura, de 40 metros quadrados. O passeio será possível graças à tecnologia desenvolvida pela Coppe/UFRJ: uma pirâmide holográfica de acrílico. O intuito é trazer o universo da ciência e da tecnologia para o dia-a-dia da população.

Nessa estrutura, com dimensões de 2m X 2m X 1,5m, são realizadas projeções tridimensionais que dispensam o uso de óculos especiais. Quatro projetores exibem o vídeo no teto curvo, que se parece com um planetário. Outro aparelho projeta simultaneamente um segundo vídeo em cima de uma tela colocada sobre a pirâmide. A holografia é construída a partir de um software que sincroniza as imagens, dando a impressão de que os objetos flutuam dentro da estrutura.

A solução visual é conhecida: os aparelhos utilizados são parecidos com os que encontramos em salas de aula e têm capacidade de 2000 ANSI Lumens. A verdadeira “mágica” está na boa história que será contada. Cada sessão dura aproximadamente 10 minutos e comporta até 50 espectadores. A pirâmide foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), vinculado à Coppe/UFRJ.

 

snct 2

A Finep expõe estrutura de projeção em seu estande na mostra que tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades”

 

 

Serviço
Estande da Finep na SNCT 2018
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília (DF)
Data: 15 a 21 de outubro
Horário: segunda (14h às 18h), terça (8h30 às 18h), quarta (8h30 às 22h), quinta (8h30 às 18h), sexta (8h30 às 18h), sábado (9h30 às 19h) e domingo (9h às 18h)