Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep, MCTIC e FITec assinam protocolo de intenções
fechar
Compartilhar

Rastro11outFinepSP5 Interna

(Da esq. para a direita) Raphael Braga, gerente do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep; Rennys Aguiar, diretor de Inovação da Finep; Vanda Scartezini, diretora da FITec; Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep; Gilberto Kassab, ministro do MCTIC; José Luis de Souza, presidente da FITec; Paulo Vinícius Ferreira, assessor da diretoria Financeira da Finep; e Ivan Carvalho Moraes, superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep.


A Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a FITec - Inovações Tecnológicas - assinaram, nesta quinta-feira (11/10), protocolo de intenções para cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de ações para implementar Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, Veículos e Coisas, projeto conhecido como RASTRO, do Governo Federal. Este é o terceiro convênio do RASTRO assinado até o momento. Em setembro, foi firmado o primeiro, com a prefeitura de Santo André; e no dia 05/10, com a prefeitura de São Paulo.

Assinaram o documento o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, o diretor de Inovação da Finep, Rennys Aguiar e o presidente da FITec, José Luis de Souza. Estiveram presentes diversas autoridades e convidados.

“Trata-se uma iniciativa alinhada a outras ações do ministério com foco em desenvolvimento tecnológico, e traz o importante significado de agilização de políticas públicas e aplicação em logística, transporte e saúde, entre outros setores”, afirmou o ministro Kassab.

O RASTRO foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

“A ideia é intercomunicarmos todas as ações em comum, articular nossos esforços para concentrar os projetos que estão dispersos para criarmos um caminho único em busca da integração. Queremos avançar para dar musculatura às boas iniciativas que temos, e a FITec é mais que bem bem-vinda nessa empreitada”, disse o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo.

O RASTRO é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

Sobre a FITec

A FITec é uma fundação privada de fins não lucrativos, credenciada no MCTIC junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI). Esse credenciamento habilita a FITec a celebrar convênios com as empresas beneficiárias da Lei de Informática e a executar projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de comunicações e tecnologia da informação.

Os serviços incluem desenvolvimento de software, projeto de equipamentos eletrônicos desde sua especificação até suporte a produção, ensaios para certificação de produtos, serviços de engenharia, além de consultoria e terceirização de mão de obra técnica. Atua como uma extensão da engenharia de empresas de tecnologia.

 

Confira abaixo fotos da cerimônia:

 Edu Leporo Fotografia 41

 Gilberto Kassab, ministro do MCTIC

Edu Leporo Fotografia 48

Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep

 

Edu Leporo Fotografia 51

Rennys Aguiar, diretor de Inovação da Finep

 

Edu Leporo Fotografia 54

José Luis de Souza, presidente da FITec