Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep defende maior participação do setor privado na inovação
fechar
Compartilhar

 Cintra MEI

Marcos Cintra participou da 23ª edição do Diálogos da MEI, em São Paulo, e falou sobre os mecanismos de apoio à Inovação da Finep

 

O presidente da Finep, Marcos Cintra, afirmou que há um obstáculo entre a geração de conhecimento e a inovação no Brasil, marcado pela ausência de uma ponte entre as empresas e a academia. "O setor público é fundamental para a área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), mas precisamos é trazer o setor privado, com seu dinamismo e modus operandi, para trabalhar junto. Tentar mimetizar o setor privado dentro do público não funciona”, declarou Cintra nesta segunda-feira (24), durante a 23ª edição do Diálogos da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Para ele, enquanto a sociedade não perceber efetivamente a importância de CT&I no processo de desenvolvimento econômico, os governos não colocarão a área no centro da política de desenvolvimento nacional. “A opinião pública é a pá que falta na hélice da inovação”, comentou Cintra, mencionando ainda uma pesquisa realizada pela Finep para conhecer o interesse do jovem em CT&I.

O levantamento mostrou que jovens entre 12 e 17 anos têm fascínio e vontade em se aprofundar em questões científicas, mas, na hora de escolher a universidade, optam por carreiras das áreas humanas e sociais. “Daí a nossa carência de pesquisadores dentro das empresas e a falta de recursos qualificados operacionalmente, pois academicamente temos um papel relevante”, explicou.

Cintra também apresentou aos participantes os mecanismos de apoio à inovação da Finep, como financiamento reembolsável para empresas, financiamento não reembolsável para Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), entre outros. Com o tema “Políticas de fomento para Inovação”, o encontro reuniu diretores e executivos que participam da MEI. Além do presidente da Finep, participaram do debate Gianna Sagazio, do Instituto Euvaldo Lodi/CNI, Pedro Wongtschowski, da Ultrapar Participações S/A, Dra. Jayshree Seth, da 3M, e Irecê Fraga Kauss Loureiro, do BNDES.