Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. A história da ciência em 3D
fechar
Compartilhar

 sbpc20182

Na foto, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em visita ao estande, acompanhado pelos diretores da Finep Ronaldo Camargo e Wanderley de Souza.


Viajar pela história do planeta, partindo do Big Bang, com direito a passagens como a era dos dinossauros e a chegada do homem à Lua – tudo isso, sem sair de uma sala escura, de 40 metros quadrados. Um passeio virtual possível graças à pirâmide holográfica da Finep, instalada no estande da empresa na ExpoT&C, evento paralelo à Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em sua 70ª edição. O encontro anual chega ao fim neste sábado (28), depois de receber mais de 15 mil visitantes desde segunda-feira no campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Apenas na abertura, mais de 700 pessoas passaram ExpoT&C, organizada como uma grande feira de Ciências. A intenção é aproximar o tema de toda a sociedade e, para isso, apresentar de forma didática sua relevância na rotina das pessoas. 

Reunindo diferentes tecnologias que abortam em várias áreas do conhecimento científico, a pirâmide holográfica da Finep é uma estrutura acrílica, com dimensões de 2 metros de base por 1,5m, instalada em ambiente escuro. Nessa estrutura são realizadas projeções 3D que dispensam o uso de óculos especiais. Cinco projetores trazem para a sala imagens que mostram, por exemplo, do Big Bang, até nosso atual momento, além de falar ainda sobre o papel da instituição. A apresentação dura cerca de 10 minutos. 

Quatro projetores exibem o vídeo no teto curvo, que se parece com um planetário. Outro aparelho projeta simultaneamente um segundo vídeo em cima de uma tela colocada sobre a pirâmide e as exibições são sincronizadas por um software. O resultado é a construção da holografia dentro da pirâmide dando a impressão de que a narrativa flutua dentro da estrutura, que foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe/UFRJ.

Aberto à visitação até sábado, dia 28, o estande da Finep exibe ainda casos de sucesso apoiados pela Finep realizados no estado de Alagoas, como o primeiro programa de educação bilíngue do Brasil e o projeto que desvendou as propriedades medicinais da própolis vermelha. Confira aqui algumas fotos do evento.

Mapa da Inovação: os projetos inovadores no Brasil

Outra novidade no estande nesta edição foi a apresentação ao público, pela primeira vez, do Mapa da Inovação – ferramenta georreferenciada produzida a partir da plataforma GoogleMaps, criada pela Finep. Ali estão dispostos mais de 500 projetos apoiados ou premiados pela empresa nas últimas cinco décadas. Para navegar, basta correr o mouse pelas regiões brasileiras no mapa interativo ou escolher de forma mais específica, entre as 10 categorias destacadas – agrotecnologia, defesa, energia, indústria, infraestrutura, mobilidade, saúde, tecnologia social, tecnologias da informação e comunicação (TIC) e telecomunicações.

Palestras e debates

Neste ano, a SBPC faz sua reunião anual com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, marcando os 70 anos da SBPC. Ao longo da última semana, uma grande programação incluiu conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos. 

Paralelamente, são realizadas reuniões estratégicas entre representantes do governo, instituições de fomento e entidades científicas. Na segunda-feira pela manhã, Ronaldo Camargo, diretor da área de Crédito e Captação da Finep e representante do presidente da empresa, Marcos Cintra, no evento, participou, ao lado do ministro de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab de uma reunião com diversas entidades e instituições científicas para debater o fomento à pesquisa e inovação no Brasil. Do encontro, que teve mais de 30 participantes de instituições como CNPq, Confap, IPEM, IMPA, Abrapii, entre outras, participaram ainda o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Wanderley de Souza, o diretor de Planejamento e Gestão de Riscos, Márcio Girão, e o diretor Administrativo, André Godoy. Hoje, sexta-feira, a Finep encerra sua participação no encontro com a palestra do analista Celso Luis Rey da Silveira sobre o impacto social da ciência, tecnologia e inovação.

 

Serviço

Estande Finep
Local: ExpoT&C
Endereço: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Av. Lourival Melo Mota, S/N – Tabuleiro do Martins – Maceió - AL 
Em funcionamento até 28/07, de 9 às 18h.

Palestra Finep dia 27 de julho:
AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EVOLUÇÃO DA POLÍTICA
Por Celso Luis Rey da Silveira
Local: Pavilhão da ExpoT&C