Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep terá agentes da inovação em todo o Brasil
fechar
Compartilhar

 vision

Ideia é difundir a cultura da inovação nas empresas brasileiras

 

A partir de julho, a Finep contará com o reforço de agentes da inovação em todo o País. Eles receberão a missão de divulgar as novas linhas e programas de financiamento da empresa, e de sensibilizar empresários brasileiros para a importância de se investir em projetos de ciência, tecnologia e inovação. “Essa é a principal porta de saída da crise e de retomada do crescimento econômico e social do País”, afirma o superintendente de Inovação da Finep em São Paulo, Oswaldo Massambani, que pretende formar um grupo inicial de 300 agentes de diferentes regiões do País.

O primeiro curso de capacitação, que servirá como modelo, aconteceu no dia 21 de junho, na superintendência da Finep na capital paulista, realizado em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), órgão do governo paulista. Sergio Luiz Bresser Pereira, superintendente da Área de Captação, Crédito e Investimento da Finep, foi um dos palestrantes. A Inova Paula Souza, agência de inovação e empreendedorismo da instituição, indicou 40 experientes profissionais de Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) das 16 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo para participar. Durante o dia, os agentes receberão informações sobre os programas e linhas de apoio à inovação da Finep, que opera hoje com taxas e prazos diferenciados e bastante atrativos, se comparados ao mercado. A Finep também ampliou as garantias a serem ofertadas nos contratos de financiamento, de forma a facilitar a tomada de crédito pelas empresas.

“Nós vamos treinar esses profissionais para que eles possam ajudar as empresas a elevarem seus investimentos em P,D&I, a partir da elaboração de projetos de inovação”, afirma Massambani.

Com 50 anos de atuação, o Centro Paula Souza é considerado o maior complexo de ensino técnico e tecnológico da América Latina. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a instituição está presente em cerca de 300 municípios e é responsável pela administração de 223 Escolas Técnicas e 71 Faculdades de Tecnologia estaduais, com 292,8 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores tecnológicos.

Os 40 agentes selecionados pelo Paula Souza são profissionais docentes de cursos técnicos e de tecnologias e já atuam na elaboração e avaliação de projetos de inovação para o setor empresarial no Estado de São Paulo. “Eles serão os promotores da inovação, localizados nas 16 regiões administrativas do Estado”, diz Massambani, que já tem agendado curso para outros agentes do sistema da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp), a ser realizado na Fiesp no dia 1º de agosto próximo.

Segundo o superintendente, esta capacitação se constitui numa importante ação institucional e será estendida a dirigentes de associações empresariais, para que eles possam orientar os seus associados a buscar recursos na Finep para os seus projetos de inovação. Encontros similares também serão promovidos pelos representantes regionais da Finep nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul para um público formado por empreendedores, consultores de empresas, representantes de agências parceiras da Finep, e demais gestores envolvidos com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

O conteúdo deste treinamento, que ficará disponível nas redes sociais da empresa, engloba os instrumentos de apoio à Inovação e as Normas Operacionais da Finep; plataforma para realização de cadastro pelas empresas, projeções financeiras; requisitos de garantias para o financiamento; orientações para a elaboração de projetos; e informações sobre os programas Finep Conecta, Finep Educação, Finep Startup e Inovacred.