Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep (RJ) recebe lançamento de livro e debate sobre novos caminhos para inovação no Brasil
fechar
Compartilhar

 livro

 

De autoria de Fernanda De Negri, o livro “Novos caminhos para a inovação no Brasil” – elaborado em conjunto pela INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e  Wilson Center Brazil Institute – traz uma análise criteriosa do Brasil no que diz respeito à criação de um ambiente favorável à inovação.

Para o lançamento da publicação, serão realizados eventos no Rio de Janeiro, em parceria com a Finep, em São Paulo, com apoio da FAPESP, e na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O encontro na Finep acontecerá no dia 13 de junho, das 13h30 às 16 horas, e será aberto ao público. Os debates contarão com a participação da autora do estudo, do presidente da Finep, Marcos Cintra, do diretor do Wilson Center Brazil Institute, Paulo Sotero, e do presidente executivo da INTERFARMA, Pedro Bernardo.

Também vão compor as mesas de debate outros especialistas no tema, como o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF), Ronald Shellard, e o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) David Kupfer.

Sobre a publicação

O estudo mostra que três fatores são necessários para criar um ambiente sustentável em favor da inovação:  pessoas com boa formação profissional, especialmente cientistas e engenheiros; infraestrutura adequada para a realização de pesquisas de alto nível; e um ambiente sem entraves à produção científica e à inovação.

No entanto, o livro constata que o Brasil tem menos cientistas e engenheiros em relação à população total do que a maioria dos países desenvolvidos. Além disso, a qualidade do ensino não melhorou, segundo indicadores nacionais e internacionais, embora o acesso à educação tenha aumentado. 

No âmbito científico, o País melhorou a sua representatividade no ranking mundial, passando a responder por 3% da produção científica, ante 0,7% em 1990. Ainda assim, as pesquisas são consideradas de pouca relevância. 

Outra conclusão é que a ciência brasileira ainda é muito fechada ao exterior, com pouco intercâmbio de professores e estudantes. Há muita burocracia para a condução de pesquisas, especialmente em universidade públicas – outro entrave importante. 

Por fim, a publicação demonstra que o Brasil ainda é uma economia muito fechada, o que cria inúmeros obstáculos à pesquisa e à inovação. O ambiente de negócios é extremamente complexo e burocrático, em vez de ágil e flexível. 

 

Lançamento de livro e debate: “Novos caminhos para a inovação no Brasil”
Local: Finep | Rio de Janeiro
Data: 13 de junho de 2018
Horário: das 13h30 às 16 horas 
Endereço: Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - 10 andar
Agenda: aqui
Inscrições (gratuitas): aqui.