Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor da Finep defende que setor de TICs pense em plataformas de conteúdo
fechar
Compartilhar

 IMG 5088 RUDY TRINDADE Girão no Painel

Transformação digital. Para Márcio Girão (quarto na foto, da direita para a esquerda), desafio vai além de infraestrutura. Inovação é o caminho (Foto: Rudy Trindade/Agência Telebrasil)

 

Inovação. Para o diretor de Planejamento e Gestão de Riscos da Finep, Márcio Girão, esta é a chave para que setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) consiga pensar o futuro. Segundo ele, o movimento ultrapassa as barreiras de infraestrutura, chegando no desenvolvimento de plataformas de conteúdo. “Lanço um desafio para as operadoras: construir um programa de plataforma de conteúdo digital, realidade aumentada ou realidade virtual”, disse Girão, que participou, nesta quarta-feira, 23/5, do painel “A transformação digital do Brasil a partir das TICs”, realizado no Painel Telebrasil 2018, em Brasília.

“Cada cidadão terá acesso ao digital. E quando estiver todo mundo 100% conectado, o que eu ofereço? Talvez, no futuro, as escolas nem existam, a realidade aumentada vai nos colocar frente a frente. Estamos fazendo muito pouco a respeito”, complementou o diretor da Finep.

A inovação tem papel primordial quando se fala em conectividade, inclusão digital e inclusão social. De acordo com Márcio Girão, “as metas estão se movendo e não estamos acompanhando a mesma velocidade, seja por falta de recursos ou tecnologia”. “Temos que raciocinar o País com a tecnologia de amanhã, do 5G e do chip quântico, que virá nos próximos dez anos”, afirmou.

Além da importância para o setor, Girão reforçou que a inovação é um dos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do País: “Precisamos entender que a questão da inovação tem que chegar aos corações e às mentes da sociedade. É preciso sensibilizar o povo brasileiro. O Governo também deve fazer essa conscientização”.