Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Coleta de dados ambientais recebe reforço de Iracema
fechar
Compartilhar

IMG 0486

 

Tão brasileiro quanto o romance de José de Alencar, o Instrumento Robótico Autônomo para Coleta e Monitoramento Ambiental (IRACEMA), é um barco desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher (CTI) Campus Nordeste, no Ceará, que tem como missão monitorar e coletar dados ambientais, principalmente em expedições complexas que ofereçam riscos ou que sejam em áreas de difícil acesso.

Sem necessidade de ter um piloto embarcado, o IRACEMA pode navegar por até oito horas tanto em águas costeiras quanto em águas de interioranas. A embarcação atua como um laboratório móvel, coletando, tratando e armazenando dados obtidos em suas missões.

Lançado em 2017, pesquisadores já tem grandes expectativas para o catamarã: segundo Aristides Pavani, coordenador do projeto, os planos para o projeto incluem acoplar placas solares de energia e desenvolver um barco que possa realizar missões mais longas e se locomover por grandes distâncias.

Leia a matéria completa na 23ª edição da Revista Finep .