Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Construção de parcerias para novo marco legal é tema de encontro entre Finep e RNAI
fechar
Compartilhar

marcolegalreuniao

As adaptações necessárias e as novas iniciativas possíveis devido à regulamentação do Marco Legal para Ciência, Tecnologia e Inovação foram a pauta do encontro que aconteceu entre representantes da Finep e da RNAI – Rede Nacional de Associações de Inovação. Estiveram presentes membros da Anprotec, Abitpi e do Fortec  e cada instituição trouxe sua visão, demandas e ofertas para fortalecimento da atuação conjunta com a Finep diante do novo quadro.

Anteriormente aconteceu em Brasília um seminário para discussão do tema com painéis que contaram com a presença de debatedores do MCTI, MDIC, CNI, SBPC, Sebrae, CNPq, Confap, Consecti, Fortec e Finep. A reunião na Finep deu continuidade às conversas, agora começando a construção de parcerias para criação do novo cenário.

Com uma nova abordagem e novas oportunidades para o fomento, a regulamentação foi considerada um grande progresso, mas que demandará um investimento na integração de todos os atores. “Para que os avanços se efetivem na realidade será preciso um trabalho atento, coletivo e transparente de todos os agentes do sistema”, disse Rodrigo Fonseca, superintendente da área de Planejamento da Finep.

O diretor de Planejamento e Gestão de Risco, Márcio Girão, viu esta reunião como um “trampolim para a reaproximação entre Finep e demais instituições do sistema de CT&I” e vê oportunidades para um reposicionamento da empresa. “Queremos tirar a Finep do balcão e criar e oferecer instrumentos de planejamento e inteligência”, disse. Girão citou trabalhos já em curso nesse sentido, como a metodologia de avaliação de resultados e impactos com foco além do financeiro, detectando os ganhos sociais das inovações apoiadas, e a criação de ferramentas de pesquisa em parceria com o CGEE para uso não só dos analistas, mas da sociedade em geral.

Já há um extenso plano de trabalho definido para atender às diversas necessidades advindas do novo marco, que vão desde alterações em modelos de documentos e procedimentos até criação de plataformas e novos produtos.

O presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, avaliou o encontro de forma muito positiva: “Ao fim, todos os participantes acharam importante que reuniões como essa acontecessem regularmente, pois a troca de conhecimentos entre a oferta e a demanda é muito produtiva e assim, ouvindo a sociedade antes, a Finep pode planejar melhor suas ações”, disse.

A previsão é que em maio ocorra nova rodada de conversas com parceiros.