Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Fundos apoiados pela Finep investiram em cinco empresas no último trimestre
fechar
Compartilhar

 fundos investimentos

 

No terceiro trimestre de 2017, os Fundos de Investimento em Participações (FIPs) apoiados pela Finep, sob a responsabilidade do DINF, investiram em cinco novas empresas, além de executar uma nova rodada de investimento em outra.

Este veículo de investimento se caracteriza pela união de investidores que contratam um gestor profissional responsável por selecionar empresas com alto potencial de crescimento, que receberão recursos financeiros e apoio na gestão estratégica. O objetivo é auxiliar no crescimento das empresas, para no futuro alienar a participação do Fundo com ganhos financeiros.

Segundo a Gerente do Departamento, Renata Guinther, embora o país enfrente um cenário econômico adverso, uma correta diversificação da carteira pode resultar em grandes oportunidades para os Fundos, pois em um momento de retração no crédito para pequenas e médias empresas, a opção de Participação no Capital (Equity) fica mais atraente. “Bons negócios são feitos nessa fase do ciclo econômico”, resume.

As empresas que passam a fazer da parte carteira de investimento são:

  • Speclab (www.specsolo.com.br): Plataforma tecnológica que combina hardware, software em nuvem e tratamento de dados multivariados para a determinação de atributos de interesse em matrizes agrícolas.
  • Rockhead (www.rockheadgames.com): A Rockhead, vinculada à TecnoPuc,  é uma empresa de Propriedade  Intelectual, Conteúdo, Transmídia,  Animação  e  Jogos  que  trabalha  com  conhecimento  técnico  avançado  para  distribuição  global de  conteúdo em plataformas mobile e on-demand.
  • Acesso S.A. (www.acessocard.com.br): Fundada em 2010, a Acesso se tornou uma opção diferenciada em soluções de pagamentos online no Brasil, oferecendo contas digitais e cartões pré-pagos para diversas necessidades financeiras dos desbancarizados, mercado este que representa mais de 40% da população economicamente ativa brasileira.
  • Avante (www.avante.com.vc): Empresa de soluções financeiras para o microempreendedor brasileiro com um processo de avaliação e concessão de crédito simples e ágil. Não é preciso ter CNPJ, nem conta em banco ou fiador.
  • Databot (http://biz.im2-platform.com): A Databot foi fundada em 2014 no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A empresa é detentora de uma tecnologia de software proprietária para o mercado emergente de Indústria 4.0 e Industrial IoT.

A Finep atua na indústria de Venture Capital desde o ano 2000 e já investiu 33 Fundos, que, por sua vez, já apoiaram 203 empresas de diversos setores, regiões e portes.