Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e NRC lançam chamada conjunta para apoio a desenvolvimento de produtos diagnósticos
fechar
Compartilhar

 biotecnologia

 

A Finep e o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) lançaram na segunda-feira, 28 de agosto, a primeira chamada pública conjunta para financiar projetos de desenvolvimento de produtos diagnósticos para a saúde humana. As pesquisas devem ser executadas de forma cooperativa entre empresas canadenses e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) brasileiras associadas a empresas também brasileiras. A Finep disponibilizará até R$ 2 milhões e a agência canadense, até $ 1 milhão de dólares canadenses, na modalidade não reembolsável. 

Entre as atividades financiáveis estão: pesquisa e desenvolvimento dos produtos diagnósticos (incluindo desenvolvimento tecnológico, obtenção de protótipo e validação); registro; e transferência para produção. Os dois últimos serão apoiados apenas pela Finep. São considerados produtos diagnósticos, segundo o edital, reagentes, padrões, calibradores, materiais, artigos e instrumentos, junto com as instruções para seu uso.

A chamada está dividida em duas fases. Na primeira, os consórcios internacionais deverão enviar, até 27 de novembro deste ano, o formulário conjunto publicado na página do edital. Depois de uma avaliação feita pelas duas instituições, os selecionados terão que apresentar seu pedido de financiamento à agência de seu país.

Na segunda etapa, que se encerra no dia 19 de fevereiro de 2018, Finep e NRC vão avaliar separadamente os projetos recebidos, de acordo com os critérios utilizados usualmente por cada instituição, incluindo suas próprias políticas operacionais e respectivas leis e regulamentos nacionais. O resultado final será divulgado no dia 30 de abril de 2018.