Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Informação confiável contra boatos: Revista Finep entrevista especialistas em mídias sociais do Senado
fechar
Compartilhar

 Entrevista Revista Finep 22

Tadeu Sposito e Jéssica Macêdo, social medias do Senado Federal, combatem diariamente as fake news (Foto: Marina Bitten)

Hoje, as notícias brotam de todos os lados. Um dos grandes desafios é saber separar as informações com conteúdo relevante, de fontes confiáveis, da enxurrada de boatos, informações truncadas e as que têm apenas a intenção de desinformar – as fake news (“notícias falsas”, como ficou popularizado, em inglês). A Revista Finep conversou com os jornalistas Jéssica Macêdo e Tadeu Sposito, social medias do Senado Federal, sobre o desafio diário de combater as fake news, com criatividade e bom senso. A dupla multimídia é parte da equipe de oito profissionais que comanda as redes sociais da instituição do Poder Legislativo.

Revista Finep: Como vocês lidam a avalanche de boatos e assuntos ligados ao Senado Federal, num momento de tanta agressividade nas mídias sociais?

Jéssica Macêdo: Realmente, é um trabalho constante de educação. Digo isso porque acredito que a missão de identificar boatos é, primeiramente, do jornalista; o público não está necessariamente preparado para isso. É nosso dever, além de desmentir boatos, mostrar por que é um boato, e dar ferramentas para que a população identifique as fake news. No Facebook, por exemplo, são mais de 2,8 milhões que nos seguem, somos a terceira instituição brasileira em número de seguidores. Ao mesmo tempo em que isso é um sucesso inegável, é, também, uma imensa responsabilidade. Temos um trabalho bem dirigido para combater os boatos que têm a ver diretamente com o Senado ou sua atividade fim, que é produzir leis.

Revista Finep: Como é um típico post do Senado tentando combater uma notícia falsa?

Tadeu Sposito: Variamos, mas são muitos cards, sempre mostrando o boato e indicando o que é verdadeiro, e por que aquilo é falso. Temos usados memes, linguagem mais lúdica e sempre muito popular, mas sempre com o cuidado de não criar polêmicas.

Confira aqui entrevista na íntegra, publicada na 22ª edição da Revista Finep.