Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Unesp inaugura Laboratório de Aquicultura Sustentável financiado pela Finep
fechar
Compartilhar

 

 

Fig 6 Sala de analises 1

Novo espaço é o laboratório central da Rede de Pesquisa em Aquicultura Sustentável (Foto: Divulgação/CAUNESP)

 

O Laboratório de Aquicultura Sustentável do Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP) foi inaugurado nesta quarta-feira, 05 de julho, no Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista (IB/CLP), em São Vicente, São Paulo. O espaço, construído com recursos da Finep, foi concebido sob a filosofia inovadora da sustentabilidade na aquicultura, ou seja, se baseia na utilização racional dos recursos financeiros, naturais e humanos no processo de produção de organismos aquáticos.

O laboratório é o primeiro do CAUNESP localizado no litoral e possui salas para recepção de amostras, triagens, pesagens e análises. No local, serão quantificados e identificados gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso), oxigênio e nitrogênio, fósforo e carbono em amostras de água, sedimento, ração e corpo de animais. Os levantamentos servirão de base para a Secretaria de Aquicultura e Pesca formular políticas públicas para o setor.

O novo ambiente de 200 m2 é o laboratório central da Rede de Pesquisa em Aquicultura Sustentável, formada por 38 pesquisadores de 15 instituições de pesquisa do País. O grupo é coordenado por Wagner Cotroni Valenti, docente do CAUNESP e um dos mais importantes pesquisadores da área de aquicultura nacional e internacional. Valenti foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio máximo da Sociedade Mundial de Aquicultura, o título "Fellow Was".