Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com patrocínio da Finep, Big Festival movimenta empreendedores de games, investidores e agências de fomento
fechar
Compartilhar

 andreBIG Festival

André Nunes, superintendente da Finep, convidou os empreendedores a participarem do novo edital da agência para startups

 

A 5ª edição do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), maior evento de jogos independentes da América Latina e um dos três maiores do mundo, começou em 24/6 e vai até 2/7, com patrocínio da Finep. O evento, que teve este ano mais de 20 mil inscritos, ocupa o Centro Cultural São Paulo, e a financiadora marca presença mostrando suas linhas de apoio a empresas do setor, além de participar de fóruns de discussão e da premiação dos melhores games.

Rodrigo Octavio Ferreira, gerente do Departamento de Tecnologia da Informação e Economia Criativa da Finep, fez uma apresentação sobre as linhas de apoio da agência a empresas de pequeno porte – como é o caso da imensa maioria dos empreendimentos de games. Segundo Rodrigo, “é fundamental a participação da Finep num evento como este, já que o setor de jogos eletrônicos é muito intensivo em desenvolvimento tecnológico e as empresas da área têm um potencial bastante grande. É uma ótima oportunidade para mostrarmos nossa linhas, como o Inovacred e o novo edital do Finep Startup, que tem os games como umas das áreas contempladas, em economia criativa”, afirma.

 

BIG Festival 4

Rodrigo Octavio, gerente da Finep, ressaltou a importância da presença da financiadora no BIG Festival 

 

Só em 2016, o mercado de games movimentou US$ 1,6 bilhão no Brasil, segundo dados da consultoria PwC. Essa indústria forma profissionais com alto valor agregado, que podem transitar por diversas áreas da economia. O setor apresenta muitas oportunidades e cresce mesmo na crise. Boa parte das cerca de 120 empresas associadas à Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), maior do setor, se encaixam no perfil aceito pelo Finep Startup. Nesta edição do Big Festival, participam 54 países, 560 empresas e 768 jogos inscritos (358 brasileiros). Assista ao depoimento de Eliana Russi, diretora do Big Festival. 

Big Festival Awards

No dia 28/7, oito finalistas dos melhores projetos de games em desenvolvimento tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos a um júri de 12 especialistas, que selecionaram um game de educação e um de entretenimento, dentre os melhores em construção no Brasil. Marcus Alvarenga, analista do Departamento de Tecnologia da Informação e Economia Criativa da Finep, foi um do jurados: “os jogos são todos de ótima qualidade e apresentam muito potencial de mercado”, diz. Cada participante teve 10 minutos para apresentar seu “pitch” e responder a perguntas.

 

BIG Festival 3

O analista da Finep Marcus Alvarenga (da direita para a esquerda, o primeiro na foto) foi um dos jurados que selecionaram os melhores games em desenvolvimento

 

Os ganhadores foram anunciados na noite do dia 29: Medroom, para melhor jogo educacional, e King Boom, para melhor de entretenimento. André Nunes, superintendente da Área de Inovação em Defesa, Energia e Tecnologia da Informação da Finep, entregou o prêmio de Melhor Jogo de Realidade Virtual a Superhot VT, com troféu e premiação de R$ 5 mil. Outros premiados receberam troféus e valores em dinheiro de outros patrocinadores.

 

BIG Festival 2

O Superhot VT foi eleito o melhor jogo de Realidade Virtual

Políticas Públicas

No painel “Agora tem Jogo! As Políticas Públicas que Vieram para Fortalecer o Setor”, no dia 29, André Nunes contou que a experiência da financiadora com apoio a projetos de games começou em 2006, com o edital de jogos educacionais. “De lá para cá, a Finep manteve o apoio, de forma variável, para conteúdo criativo, mesmo que não especificamente em games. Faltava a consolidação de um departamento dedicado à indústria criativa, o que foi implementado em 2016. Agora, com o Finep Startup, um dos temas contemplados é explicitamente games”, explica. André também conclamou os empreendedores a participarem ativamente do novo edital: “Fico feliz isso em ver essa área amadurecer. As portas da Finep estão abertas e lanço aqui um desafio: queremos ter o setor de games entre os três primeiros em número de propostas no Startup. A luta para ter os games como um tema específico foi grande e é necessário ter uma resposta eficaz para se manter viva uma política pública”, finalizou. Veja André Nunes em vídeo

Na sexta-feira, 30/7, Alexandre Cabral, analista do Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Finep, participou do painel “Tipos de Aceleradora e Investidores”, encerrando a presença da Finep no festival.