Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep apresenta novo programa de fomento em congresso de investidores-anjo
fechar
Compartilhar

  MG 5948FINEP

 

O Finep Startup, novo programa de fomento à inovação da instituição, foi uma das grandes atrações da quinta edição do Congresso de Investimento Anjo, realizado pela organização Anjos do Brasil nesta quarta-feira (28) na FGV, em São Paulo. O programa – que gerou bastante interesse entre os participantes do evento - foi apresentado pelo presidente da Finep, Marcos Cintra.

“O Finep Startup foi uma solução criativa que encontramos, num cenário de contenção e represamento de recursos públicos, para continuar financiando as empresas iniciantes inovadoras”, afirmou Cintra.

De fato, com o programa a Finep poderá transferir recursos a startups utilizando instrumentos de mercado, driblando desta forma o congelamento das verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – recurso que foi represado pelo governo em função da crise econômica no país.

“É uma aposta da Finep nas empresa criativas brasileiras num momento de escassez de recursos”, afirmou Cintra, que foi um dos palestrantes do evento que contou com a participação de cerca de 500 investidores e empreendedores. Guilherme Afif Domingos, diretor-presidente do Sebrae Nacional, abriu o encontro falando sobre políticas públicas de apoio à inovação.

Lançado na segunda (26), o Finep Startup pretende aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial limitadas a até R$ 3,6 milhões de faturamento anual. Com isso, o programa terá papel fundamental para permitir que essas startups cheguem ao mercado e ganhem escala. O edital (que pode ser acessado aqui) visa apoiar 50 empresas por ano (25 por rodada de investimento).

“Por meio do programa, poderemos exercer uma opção de compra dessas empresas inovadoras, usando um derivativo de mercado. Ganham as empresas, que podem contar com um sócio com a expertise da Finep, e o país, que mantém a aposta de investimento no ecossistema inovador absolutamente necessário para garantir o desenvolvimento e aumentar a competitividade das corporações”, explicou Cintra.