Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep, Firjan e Consulado holandês lançam livro sobre economia circular no dia 03/05
fechar
Compartilhar

 economia circular 525

 

A Finep, a Firjan e o Consulado da Holanda lançam na próxima quarta-feira, 03/05, o livro “Economia Circular Holanda - Brasil: Da teoria à prática” no auditório da financiadora, no Rio de Janeiro. O evento começará às 14 horas e será encerrado por um coquetel às 17 horas. A iniciativa conta também com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro e do Exchange 4 Change Brasil. Os interessados que desejarem participar devem enviar uma confirmação ao convite para o endereço: cp_internacional@finep.gov.br.

O Cônsul-Geral do Reino dos Países Baixos, Arjen Uiterlinde, estará presente, bem como o Diretor da Firjan Internacional, Embaixador Frederico Araújo, que representará o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Vieira.

Ainda neste semestre, a Finep realizará treinamento em Economia Circular para os analistas.

Economia circular

A economia circular é um tema que Finep vem demonstrando cada vez mais interesse em investir e debater. A questão surgiu há décadas, mas as discussões sobre a sua implementação são recentes, particularmente no Brasil. A economia circular é uma economia industrial orientada para uma maior produtividade dos recursos, reduzindo desperdícios e impactos ambientais ao longo de todo ciclo de vida de um produto. Trata-se de um modelo restaurativo, que busca manter o valor dos produtos, componentes e materiais. Nesse modelo, o conceito de consumo dá lugar ao de utilização.

Recentemente, a Finep lançou um edital conjunto do ERA-MIN 2, um consórcio de 21 organizações de financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação de 17 países e duas regiões. O programa se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular.

O objetivo do ERA-MIN 2 é apoiar financeiramente, por meio de recursos não reembolsáveis, projetos transnacionais de pesquisa e desenvolvimento e inovação, que sejam desenvolvidos em conjunto por empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), nos segmentos de matérias-primas metálicas, de construção e minerais industriais (exceto energéticas e agrícolas). O foco destes temas está voltado para o suprimento, produção, consumo, reutilização e reciclagem de matérias-primas de forma sustentável, em uma economia circular.

 

Serviço
Data: 03 de maio (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Finep – Torre Oeste, 10° Andar (Ed. Ventura)
Endereço: Av. República do Chile, 330 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)