Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep recebe secretário-geral Organização dos Estados Ibero-americanos e sinaliza parceria
fechar
Compartilhar

 site1
Adriana Weska, Paulo Speller, Marcos Cintra e Wanderley de Souza (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

O presidente da Finep, Marcos Cintra, e o diretor científico-tecnológico, Wanderley de Souza, receberam na terça-feira (26/04) o secretário-geral da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), Paulo Speller, e a diretora da entidade no Brasil, Adriana Weska.

Os executivos do organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos vieram apresentar uma proposta de parceria com a financiadora para futuros programas cooperativos, primeiramente na área de saúde.

Ficou acordado que Finep e OEI começarão a desenhar iniciativas de integração com países da América Latina, que envolveriam, num primeiro momento, intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores, além de concessão de bolsas.

“Há um interesse muito grande na ciência brasileira e precisamos voltar a nos aproximar de países como Chile e México”, disse Speller. Cintra destacou o artigo que o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, assinou em parceria com Carmen Vela, secretária de Estado da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Espanha. “Nossa pauta é a da aproximação com a comunidade científica internacional, e a ibérica e a latino-americana são prioridades. Queremos estar perto da OEI”, completou.

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre Espanha e Brasil e fomentar o desenvolvimento e cooperação entre os países no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep e o CDTI (Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial) preparam nova chamada pública para apoio a projetos inovadores desenvolvidos por consórcios reunindo empresas e ICTs brasileiras e empresas e ICTs espanholas.

Há cerca de um mês, nos dias nos dias 28 e 29/03, Cintra e Wanderley de Souza cumpriram agenda em Madri, capital espanhola, para reuniões de trabalho com diversas organizações relacionadas à CT&I. Dessa visita, resultaram algumas decisões:

•             Estabelecer intercâmbio de pessoal técnico entre a Finep e o CDTI, com a Finep recebendo um representante do CDTI em sua sede no Rio de Janeiro e enviando ao CDTI técnicos de seu quadro para estadas curtas com vistas ao conhecimento de metodologias e práticas de apoio à CT&I.

•             Estabelecer Acordo de Cooperação com a Agencia Estatal de Investigación (AEI), visando à troca de experiência e conhecimentos sobre metodologias de trabalho, com ênfase em avaliação de resultados de projetos, e o apoio ao intercâmbio de pesquisadores entre os Centros Nacionais Multiusuários (Brasil) e as Infraestruturas Científico-Tecnológicas Singulares (Espanha).

•             Estabelecer Acordo de Cooperação com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), objetivando o envio de técnicos para intercâmbio de conhecimento nas áreas de avaliação de impacto de projetos e de avaliação de desempenho dos centros científicos mantidos pelo CSIC. Também junto a essa organização se buscará estabelecer mecanismos para apoio à mobilidade de pesquisadores em dois sentidos: entre seus centros de pesquisa e os Centros Nacionais Multiusuários brasileiros.

•             Apoiar a colaboração entre as entidades integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia – SisNANO e o Instituto Madrileño de Estudios Avanzados – IMDEA Nanociencia, por meio da promoção da mobilidade de pesquisadores e do intercâmbio de informações sobre modelos de gestão inovadores para impulsionar a articulação entre ICTs e empresas.