Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Centro tecnológico espanhol preparam chamada pública conjunta
fechar
Compartilhar

Brasil e Espanha Edital

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre Espanha e Brasil e fomentar o desenvolvimento e cooperação entre os países no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep e o CDTI (Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial) preparam nova chamada pública para apoio a projetos inovadores desenvolvidos por consórcios reunindo empresas e ICTs brasileiras e empresas e ICTs espanholas.

Já houve recentemente um edital para intercâmbio de companhias dos dois países, cujo resultado preliminar já foi anunciado. A iniciativa a ser lançada é parte dos esforços empreendidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para alavancar projetos bilaterais – o que foi expresso por artigo assinado em O Globo na segunda-feira (24/04) pelo ministro Gilberto Kassab e também por Carmen Vela, secretária de Estado da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Espanha.

Há cerca de um mês, nos dias nos dias 28 e 29/03, o presidente da Finep, Marcos Cintra, e o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Wanderley de Souza, cumpriram agenda em Madri, capital espanhola, para reuniões de trabalho com diversas organizações relacionadas à CT&I. Dessa visita, resultaram algumas decisões:

• Estabelecer intercâmbio de pessoal técnico entre a Finep e o CDTI, com a Finep recebendo um representante do CDTI em sua sede no Rio de Janeiro e enviando ao CDTI técnicos de seu quadro para estadas curtas com vistas ao conhecimento de metodologias e práticas de apoio à CT&I.

• Estabelecer Acordo de Cooperação com a Agencia Estatal de Investigación (AEI), visando à troca de experiência e conhecimentos sobre metodologias de trabalho, com ênfase em avaliação de resultados de projetos, e o apoio ao intercâmbio de pesquisadores entre os Centros Nacionais Multiusuários (Brasil) e as Infraestruturas Científico-Tecnológicas Singulares (Espanha).

• Estabelecer Acordo de Cooperação com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), objetivando o envio de técnicos para intercâmbio de conhecimento nas áreas de avaliação de impacto de projetos e de avaliação de desempenho dos centros científicos mantidos pelo CSIC. Também junto a essa organização se buscará estabelecer mecanismos para apoio à mobilidade de pesquisadores em dois sentidos: entre seus centros de pesquisa e os Centros Nacionais Multiusuários brasileiros.

• Apoiar a colaboração entre as entidades integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia – SisNANO e o Instituto Madrileño de Estudios Avanzados – IMDEA Nanociencia, por meio da promoção da mobilidade de pesquisadores e do intercâmbio de informações sobre modelos de gestão inovadores para impulsionar a articulação entre ICTs e empresas.