Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Fapesp anunciam projetos de pesquisa para inovação em empresas
fechar
Compartilhar

 18042017EventoFinepFapesp

Marcos Cintra, presidente da Finep, e José Goldemberg, presidente da Fapesp (Foto: Fapesp/Divulgação)

 

A Finep e a Fapesp anunciaram, no dia 18 de abril, 42 projetos de pesquisa selecionados em quatro editais do Programa PIPE-PAPPE para o desenvolvimento industrial e comercial de produtos e processos tecnológicos. As propostas aprovadas incluem tecnologias para cidades inteligentes, combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti, anel acelerador Sirius e aplicações espaciais. O presidente da Finep, Marcos Cintra, participou da cerimônia de anúncio ao lado do presidente da Fapesp, José Goldemberg, do diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação (CTA), Carlos Américo Pacheco, e do diretor científico da instituição, Carlos Henrique de Brito Cruz.

“Programas como esse estão na base de todo o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em qualquer país do mundo. É exatamente o apoio às pequenas e médias empresas que compõe o dinamismo, a seiva criativa na área de ciência e tecnologia”, destacou Cintra, lembrando que os programas públicos dessa natureza deveriam ser classificados como investimento e solução para problemas econômicos, não como gasto.

Os projetos anunciados foram selecionados em quatro chamadas de propostas: desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações em Cidades Inteligentes – Cidades Sustentáveis (2016); combate ao vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti (2016); desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em 2015; e desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações espaciais (2015/2016).

Nesses editais, foram aprovadas, por exemplo, iniciativas para o desenvolvimento de um nanorepelente natural de longa duração para prevenção da Zika, dengue e chikungunya, e de um trem para o monitoramento do túnel que abriga o feixe de elétrons no acelerador Sirius, em construção no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

No Programa PIPE-PAPPE, parceria entre a Finep e a Fapesp, as empresas já devem estar na fase de desenvolvimento do projeto em escala industrial e comercial. As iniciativas serão apoiadas por meio da concessão de recursos de subvenção econômica à pesquisa para inovação, não reembolsáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Finep, e de recursos orçamentários da Fapesp. Além da Fapesp, o Programa PIPE-PAPPE mantém parcerias com todas as Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais do país.

Com informações da Fapesp