Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Museu do Amanhã reúne jovens cientistas para debater educação, inovação e estímulo à Ciência
fechar
Compartilhar

 Amanha

 

A capacidade de inovação dos jovens que se dedicam a fazer ciência no Brasil, o empreendedorismo no meio científico e as soluções encontradas para o reconhecimento da pesquisa serão temas do seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude”, com patrocínio da Finep, que será realizado dia 11 de abril, no Museu do Amanhã. O encontro, aberto ao público, vai reunir experiências bem-sucedidas de estudantes, pesquisadores e educadores, em painéis e mesas-redondas no auditório do Museu, com entrada franca.

As inscrições podem ser feitas no site www.cienciaparaoamanha.org.br. Haverá também transmissão pelo site do Canal Futura, em www.futura.org.br

Vencedores do Prêmio Jovem Cientista, iniciativa que estimula a pesquisa, revela talentos e investe em estudantes, e jovens pesquisadores que buscam soluções para os desafios do país vão dividir a programação com youtubers que popularizam a ciência na web, pesquisadores, educadores e jovens empreendedores que desenvolvem projetos nos variados ramos da ciência. A jornalista Fernanda Gentil será uma das apresentadoras. (Confira aqui a programação completa).

“O fomento do debate sobre Ciências, Tecnologia e Inovação no contexto da juventude é um movimento que indica a valorização da pesquisa e do pesquisador; caminhos que impactem positivamente o ensino de ciências; e a reflexão para proposição de diferentes modos de apoio à consolidação dos processos de inovação, frutos do investimento em pesquisa científica”, destaca Georgia Pessoa, gerente geral de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho.

“As grandes nações promovem investimentos relevantes em ciência, tecnologia e inovação que geram impactos positivos em temas fundamentais também para o Brasil, como saúde, energias renováveis, sustentabilidade e telecomunicações. Este é o caminho: com mais recursos para inovação, nossas empresas serão capazes de transformar de verdade o nosso futuro”, diz Marcos Cintra, presidente da Finep.

O Seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude” é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Museu do Amanhã, com patrocínio da Finep.

“Na civilização tecno-científica contemporânea, as ações e processos que chamamos de ‘inovação’ multiplicaram-se e generalizaram-se a ponto de se converterem em elemento essencial do próprio ambiente cultural, econômico e social em que vivemos. Reconhecer e valorizar a ampla variedade de inovações produzida pelos brasileiros é certamente uma das diretrizes que devem nortear as atividades do Museu do Amanhã”, define o curador do Museu, Luiz Alberto Oliveira.

Filtro feito com caroço de açaí, ensino de Química a partir da tragédia de Mariana e satélite criado em sala de aula são algumas das experiências que serão compartilhadas

O seminário começa às 9h30, com participação do diretor do Microsoft Advanced Technology Labs no Brasil, Luiz Sérgio Pires, e do cientista-chefe da Microsoft, Henrique Malvar, primeiro vencedor do Prêmio Jovem Cientista, que participará por videoconferência. Os dois vão debater a importância do reconhecimento da pesquisa científica no estímulo para o empreendedorismo, a inovação e as carreiras na ciência.

Em seguida, no painel “A ciência inspirando jovens brasileiros”, mediado pela jornalista e apresentadora Fernanda Gentil, jovens de todo o país apresentam projetos inovadores – desde um filtro de purificação de água que usa caroços de açaí, desenvolvido pelo paraense Edivan Nascimento, vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2013; até uma fita feita com filtro de café que indica para o consumidor se há substâncias tóxicas no leite, criação da gaúcha Joana Pasquali, vencedora do prêmio em 2015. 

Há ainda experiências como a da carioca Lorrayne Isidoro, estudante do Colégio Pedro II, única brasileira a participar da Olimpíada Internacional de Neurociência, e do estudante de Engenharia Química Cristian Westphal, criador do canal “Ciência e Astronomia”, que divulga informações científicas na web.

À tarde, o evento traz o tema “Educação para ciências – inovando no contexto brasileiro”, com casos bem-sucedidos de educação científica no Brasil, como o trabalho do professor Wemerson Nogueira – indicado ao Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação –, que ensinou Química a partir do impacto da tragédia de Mariana (MG) sobre o Rio Doce; o projeto do Distrito Federal que ajudou jovens de Unidades de Internação de Adolescentes a chegar à universidade; e o satélite UbatubaSat, lançado ao espaço por alunos de uma escola pública de Ubatuba.

Fechando o dia, serão debatidos alguns dos desafios da ciência no Brasil, no painel “Inovação à Brasileira – estímulo ao empreendedorismo no contexto científico”. Especialistas em empreendedorismo dentro e fora do ambiente acadêmico conversam sobre oportunidades para inovar e como unir ciência e sustentabilidade, não só no contexto urbano, mas em ambientes como a Floresta Amazônica.


SERVIÇO:
Seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude”
Dia 11 de abril, das 9h às 17h
Museu do Amanhã. Praça Mauá 1, Centro
Evento gratuito e aberto ao público. Sujeito à lotação do auditório
Inscrições pelo site www.cienciaparaoamanha.org.br
Transmissão via web: www.futura.org.br
Realização: Fundação Roberto Marinho e Museu do Amanhã
Patrocínio: Finep - Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Governo Federal