Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ronaldo Lemos: “A tecnologia vai transformar todos os campos sociais e atividades econômicas"
fechar
Compartilhar

 

ronaldolemos

Quando surgiu, ninguém imaginava o espaço que a internet iria tomar na vida das pessoas. Antes discada, era acessada majoritariamente no final de semana e na madrugada, por ser mais barato. Hoje, ela é acessível a qualquer momento e de qualquer lugar - basta se ter um smartphone. Não só a internet, mas a tecnologia em geral tem se inserido no dia a dia, basta dar uma olhada nas inovações em todos os campos, desde a pecuária até o entretenimento, passando pela medicina e pela moda.

"O avanço tecnológico traz oportunidades e desafios. Se não aproveitarmos as oportunidades logo, ficaremos apenas com os desafios", afima Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e um dos principais criadores do Marco Civil da Internet, lei que regula a internet brasileira, protegendo direitos civis, privacidade e a neutralidade da rede, que virou referência internacional. Lemos conversou com exclusividade com a Revista Finep sobre as novas configurações da internet e os caminhos a serem seguidos para que esse se torne um espaço seguro e democrático.

Leia a entrevista completa na 21ª edição da Revista Finep.