Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, projeto revive o rio Mangaraí, no Espírito Santo
fechar
Compartilhar

 Proejto Renaturalize


O projeto Renaturalize está renovando a vida no rio Mangaraí, localizado em Santa Leopoldina, no Espírito Santo. A técnica é aplicada pela empresa Aplysia e utiliza, basicamente, troncos de eucalipto. O objetivo é melhorar a qualidade da água, recriar habitats e aumentar a biodiversidade do rio. 

Os resultados obtidos apontam para um aumento de 80% da quantidade de peixes. O projeto se concretizou a partir do apoio da Finep, com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do programa de Tecnova, no valor total de R$ 377,7 mil, sendo R$ 119,9 mil pela Finep e o restante pela Fapes. 

A inovação conta com a utilização de troncos amarrados com cabos de aço em pontos do rio. O método possibilita a redução da velocidade da água, o que permite uma infiltração maior no lençol freático. A técnica, já aplicada na Inglaterra, está sendo empregada no Brasil - e em toda a América Latina - pela primeira vez. Assista a uma reportagem da TV Gazeta sobre o Renaturalize. 

Além de oxigenar a água, os troncos dispostos no rio ajudam a reter os sedimentos que descem a correnteza e que assoreiam não só o afluente, mas também o rio principal, diminuindo custos com sulfato de alumínio em Estações de Tratamento de água, dragagens e gestão de seca e enchentes. Em dez meses, foram retidas 67 toneladas de sedimentos em apenas 200 m do Mangaraí. O Renaturalize viabiliza a melhoria de um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória, que abastece a Grande Vitória.  

Devido aos bons resultados, o projeto pode vir a ser adotado em outros rios brasileiros. A técnica pode ser aplicada principalmente nos afluentes.