Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep discute desafios do setor de óleo e gás na November Conference
fechar
Compartilhar

 SCBN Bandeira 1

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na Urca, Rio de Janeiro, aconteceu a quarta edição da conferência Brasil-Noruega no século 21 (BN21), encontro promovido pela Finep em parceria com a Innovation Norway e o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) para discutir os desafios da indústria de óleo e gás no Brasil e na Noruega. O superintendente da área de Engenharia, Indústria e Serviços da Finep, Mauricio Syrio, representou a financiadora no evento.

O primeiro dia da conferência contou com palestras de representantes de instituições e indústrias da área. Entre eles, a cônsul geral da Noruega no Brasil, Sissel Hodne Steen; o diretor da Innovation Norway no Brasil, Stein Gunnar Bondevik; a diretora do RCN, Siri Helle Friedemann; além de especialistas e executivos de empresas como Agência Nacional de Petróleo (ANP), Petrobras, Embraer Sistemas, Statoil e Concremat Ambiental. Mauricio Syrio fez sua apresentação em nome da Finep ressaltando os desafios da área de óleo e gás no Brasil e como a Finep pode contribuir para o meio, destacando os projetos apoiados pela empresa e seus resultados. Clique aqui para ver os slides da palestra.

A Consul Geral da Noruega disse que está satisfeita com o primeiro resultado da Chamada Pública Conjunta entre Finep e Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) - que teve o resultado preliminar da 2ª etapa divulgado recentemente com 5 projetos pré-aprovados - e demonstrou interesse em outra edição. Para os representantes da Petrobrás e da Statoil, a chamada é extremamente positiva para o desenvolvimento do setor. Fabiano Lobato, chefe do centro de pesquisa do Rio da Statoil, disse que vê as parcerias de fomento como o caminho que o BN21 deve seguir e que o grande exemplo é a chamada conjunta entre a Finep e RCN.

Segundo Mauricio Syrio, a conferência foi positiva. Na visão do executivo, "o momento difícil do setor serviu para aumentar o interesse das empresas em encontros como assim", salientou.

O segundo dia da conferência foi marcado por palestras acadêmicas, agregando conhecimento à plateia sobre o que está sendo feito em pesquisa na área. Para os representantes da Noruega e do Brasil, a November Conference virou uma tradição que serve de Networking para as empresas norueguesas e brasileiras.