Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Marcos Cintra é o novo presidente da Finep
fechar
Compartilhar

marcoscintra

Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é o novo presidente da Finep. A nomeação saiu no Diário Oficial desta sexta-feira, 9/9, junto com a exoneração do professor Wanderley de Souza, que a partir de agora assume uma das diretorias da financiadora. Também foram nomeados como diretores Francisco Rennys Aguiar Frota e Ronaldo Souza Camargo. Permanecem nos cargos Ricardo Gattass e Victor Odorcyk.

No mesmo ato foram exonerados os diretores de Gestão, Eduardo Carlos Scaletsky, o Financeiro e de Controladoria, Gustavo Lisandro Vila Gazaneo, e o de Inovação, Pedricto Rocha Filho.

Marcos Cintra é vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cargo que ocupa desde 1997. Economista, obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia, Mestre em Planejamento Regional, Mestre em Economia e Doutor em Economia. Cintra é professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, onde lecionou em cursos de graduação e pós-graduação as seguintes disciplinas: Microeconomia, Macroeconomia, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Economia Agrícola e Finanças Públicas.

Cintra é ainda conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, membro do Conselho Superior de Economia da FIESP, do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e presidente do Conselho de Economia da Federação de Serviços do Estado de São Paulo (Fesesp). O economista também é conhecido por ser o autor da proposta do Imposto Único.

Desde 1993, também tem ocupado diversos cargos públicos: secretário municipal de Planejamento de São Paulo (1993); vereador da Câmara Municipal de São Paulo (1993-1996); deputado federal (1999-2003) e presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados (2001); secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (2003-2006). Foi eleito em 2009 para mais um mandato na Câmara Municipal de São Paulo; foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo de 2009 a 2012 e subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo de 2013 a 2014.

Novos diretores

Francisco Rennys Aguiar Frota foi Secretário Executivo da Secretaria de Saúde do Ceará, depois de ter passado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e Cia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogher).
Ronaldo Souza Camargo é ex-secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo.