Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia destaca importância da inovação
fechar
Compartilhar

 Mercosul 001

 

Inovação e Empreendedorismo. Esse é o tema da 12ª edição do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e coroar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que tenham contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao bloco. As inscrições para o Prêmio se encerram na próxima segunda-feira, 07/03. Ao todo, serão distribuídos 25.500 dólares aos ganhadores. Para mais informações e inscrições, acesse: http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct

Para esta edição, o projeto ou trabalho de pesquisa concorrente deverá abordar uma ou mais das seguintes linhas: inovação tecnológica; geração de startups e aceleradoras; gestão da inovação, compreendendo os processos, serviços, estratégias e recursos envolvidos; modelos e propostas de ambiente gerador de ideias, dentro da empresa ou instituição, voltadas para a inovação tecnológica e o empreendedorismo; e ferramentas e treinamentos facilitadores da criação e manutenção de uma cultura empreendedora na empresa ou instituição.

O Prêmio será atribuído a cinco categorias: iniciação científica (2 mil dólares para o vencedor); estudante universitário (3 mil e 500 dólares); jovem pesquisador (5 mil dólares); pesquisador sênior (5 mil dólares); e integração (10 mil dólares). Além da premiação em dinheiro, todos os escolhidos receberão troféu e terão seus trabalhos publicados em livro.

Visando incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica, a inovação e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao MERCOSUL, o Prêmio foi instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e organismos de ciência e tecnologia dos países membros. No Brasil, a premiação é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).