Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Pedricto Rocha Filho assume a Diretoria de Inovação da Finep
fechar
Compartilhar

 Pedricto

 

 

O professor e engenheiro Pedricto Rocha Filho sempre pensou que educação e inovação deveriam caminhar de mãos dadas. "A inovação é muito mais que apenas um programa. É um movimento de interlocução entre diferentes instâncias de governo, secretarias, empresas, institutos, fundações e, claro, o sistema educacional brasileiro". E é justamente na esteira de uma firme crença em um sistema de CT&I atrelado à formação básica dos estudantes e, de maneira imediata, às escolas técnicas, que ele assumiu na segunda (04/11) a Diretoria de Inovação da Finep.

“A Finep necessita ser proativa para sempre se estabelecer como a grande base deste diálogo e das políticas públicas integradas", ressalta. Natural de Cuiabá (MT) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia - "meu pai, baiano e também chamado Pedricto, era fã do poeta Castro Alves e louvava as qualidades da educação do estado dentro de casa" – o novo diretor logo conheceu as vocações regionais do Brasil e um aspecto que, na sua visão, atua efetivamente para a sua riqueza: a diversidade.

“O Brasil tem tudo para tornar tangíveis as suas qualidades e características através da inovação. Há um sistema já estruturado que pode avançar. Vejam a culinária brasileira e toda a preciosidade ainda a ser alavancada via pesquisa”, exemplifica. 

Nos anos de 1970, o mestrado em mecânica dos solos o levou ao Rio de Janeiro e à PUC-Rio. Já o doutorado o apresentou a um antigo sonho: o Imperial College, da Universidade de Londres, na Inglaterra, em que conheceu os grandes mestres na área de geotecnologia, sua especialidade.

Professor e ex-diretor do Departamento de Engenharia Civil da universidade carioca desde 1979, Pedricto Rocha Filho já foi diretor-presidente da FAPERJ, subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e coordenou inúmeros convênios com instituições nacionais e internacionais.

Com dezenas de trabalhos técnico-científicos publicados em revistas e anais de congressos, orientou inúmeras teses de mestrado e doutorado. Foi, ainda, um dos principais integrantes da Comissão de Implantação da Universidade do Norte Fluminense. É também professor-visitante da University of Tokay (Japão), University of Trondhein (Noruega), University of Alberta e Building Research Station (Reino Unido).

“Minha ideia é utilizar esta experiência adquirida em anos de vida pública e nas salas de aula para que a Finep favoreça a tecnologia e a criatividade em prol da sociedade. O caminho do desenvolvimento científico – mola mestra de qualquer nação desenvolvida – passa por aqui”, finaliza.