Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Região Sul se destaca na 17ª edição do Prêmio Finep com cinco vencedores
fechar
Compartilhar

pansera2
Ministro do MCTI, Celso Pansera (à direita) entrega troféu a Evandro Francisco Gon, diretor da Embraco (Foto: Joaquim Soares/Finep)

O Sul foi o grande destaque da 17ª edição nacional do Prêmio Finep, o mais importante estímulo e reconhecimento à inovação no País. A região emplacou cinco entres os oito vencedores, sendo dois do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada nesta sexta-feira, 11/12, na sede da Finep, no Rio de Janeiro. Veja a galeria de fotos na página da Finep no Facebook.

“O Prêmio Finep sinaliza a importância da ciência para o desenvolvimento produtivo”, disse Wanderley de Souza, presidente da Finep. A fala foi corroborada pelo ministro da Ciência, tecnologia e inovação, Celso Pansera, que destacou a necessidade de solução da crise política para a consequente retomada do crescimento: “a Finep é protagonista para a construção de um estado forte, pautado pela inovação. É preciso que o governo possa trabalhar para solucionar os efeitos do momento econômico adverso, algo que surgiu fora do Brasil. A tecnologia é um dos caminhos”, disse.


berzoini
Luis Alberto Vieira de Carvalho, diretor da Wavetech (à esquerda) recebe prêmio do ministro Ricardo Berzoini, Ministro Chefe da Secretaria de Governo. (Foto: Joaquim Soares/Finep)


Ricardo Berzoini, ministro Chefe da Secretaria de Governo do Brasil, também presente è cerimônia, destacou que o Brasil precisa se livrar da dependência das commodities e seguir as ilhas de excelências nacionais que já existem. Além disso, citou o atual momento político do país: “vou sugerir ao Wanderley (presidente da Finep) para criar a categoria Tecnologia Política, de modo que solucionemos logo o impasse que atrapalha o país, e o Governo possa atuar na condução da retomada do crescimento”.

 

PrêmioFinep2015
Roberto Alcântara, da Angelus, recebe o troféu das mãos do presidente da Finep, Wanderley de Souza. (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)


Vencedores

A catarinense Embraco e as paranaenses Angelus e Biodiversité foram as ganhadoras, respectivamente, nas categorias grande, média e pequena empresa. Líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração, a Embraco tem capacidade produtiva global de 37 milhões de compressores por ano; A Angelus desenvolve produtos na área odontológica e as exportações para 65 países crescem em média 30% ao ano; já a Biodiversité tem como diferencial a inovação sustentável em bioativos e nanotecnologia verde, focada nos biomas brasileiros.

O primeiro colocado na categoria inovação sustentável também vem do sul do Brasil. A gaúcha Artecola Química levou o prêmio graças ao conceito Ecofibra, uma linha de laminados termoplásticos de grande impacto sustentável, produzida com polímeros sintetizados a partir de recursos renováveis e fibras vegetais. O Laboratório de Metalurgia Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é o outro representante do estado. Vencedor na categoria ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia), conta com uma estrutura própria atua no desenvolvimento de trabalhos científicos, através de serviços, projetos e pesquisas tecnológicas na área de engenharia.

Na categoria tecnologia social, a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) América Latina, do Rio de Janeiro, levou o troféu graças a um remédio inovador no combate à Malária, denominado ASMQ. O antimalárico foi desenvolvido através de um consórcio, que contou com o trabalho de parceiros conectados, funcionando como um laboratório virtual. A DNDi é uma organização sem fins lucrativos e atuou em conjunto com institutos de pesquisa, programas nacionais de controle da malária, agências regulatórias, indústria farmacêutica e organismos internacionais.

Ainda do Sudeste, mais precisamente de São Paulo, vêm os dois outros vencedores. O dentista Fabiano Vieira Vilhena ficou em primeiro lugar na categoria inventor inovador com o Kit Escovinha, que utiliza o gel dental líquido, que permite aplicar, sem desperdícios, a dose correta, prevenindo as manchas nos dentes causadas pela ingestão crônica excessiva de flúor. Todo o material é embalado em uma caixa, que se transforma em jogo educativo, acompanhado de DVD e manual de instruções.


Prêmio Finep 20152
Os vencedores da 17ª edição (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)


E a vencedora na categoria tecnologia assistiva foi a Wavetek, empresa de alta tecnologia, spin-off de ex-alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O projeto apresentado foi um sistema específico para visão subnormal que funciona como uma lupa eletrônica.
Também participaram da premiação o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel.

Sobre o Prêmio Finep

O Prêmio Finep foi criado em 1998 para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil e já inseridos no mercado interno ou externo, a fim de tornar o País competitivo e plenamente desenvolvido por meio da inovação.

No décimo sétimo ano de sua realização, o prêmio é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com parceria do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o apoio de mais de trinta instituições regionais e nacionais, como Federações da Indústria, IEL, Sebrae, Secretarias Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Parques Tecnológicos, Universidades e Institutos de Pesquisa.

Ao todo, 32 finalistas concorreram aos troféus em oito categorias: pequena empresa, média empresa e grande empresa, instituição de ciência e tecnologia, tecnologia social, inventor inovador, inovação sustentável e tecnologia assistiva.