Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Maria da Conceição Tavares recebe homenagem da Finep em seminário na Firjan
fechar
Compartilhar

Maria da Conceição Tavares Documentário Um sonho intenso José Mariani
Maria da Conceição Tavares, documentário Um Sonho Intenso, de José Mariani

 

Considerada uma das intelectuais mais influentes do pensamento econômico brasileiro, Maria da Conceição Tavares, 85anos, será homenageada nesta quarta-feira, 04 de novembro, durante o Seminário Desenvolvimento Produtivo e Inovativo: Oportunidades e Novas Políticas, organizado pela Finep. A economista integrou os quadros da instituição nos anos 1970. O evento, que também conta com apoio do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), acontecerá na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), centro do Rio. As inscrições podem ser feitas por meio de finepcerimonial@finep.gov.br. Todos os participantes receberão certificado por e-mail.


A carreira acadêmica e as obras da economista foram marcadas pela defesa de uma sociedade mais justa e democrática. Com dificuldades para fazer pesquisa, após ser presa pelo regime militar, Conceição Tavares foi acolhida pelo então presidente da Finep, José Pelúcio, em 1976. A pesquisadora fez parte de um grupo de estudos que pensava os rumos do país.

“Minha ida para a Finep se deu num momento difícil. A instituição, por sua isenção e pela visão estadista de seu presidente, apoiou diversas pesquisas na área social, recebendo, inclusive, cientistas ‘mal vistos’ pelo regime”, lembra a economista, que desenvolveu sua famosa tese Ciclo e Crise - O movimento recente da industrialização brasileira no período em que trabalhou na financiadora. A partir da década de 1980, iniciou seus estudos sobre Economia Política Internacional, Hegemonia Americana e Capitalismo Globalizado, que continuaram até a mais recente crise internacional.

Nascida em Portugal e naturalizada brasileira, Maria da Conceição Tavares veio para o Brasil em 1954, após formar-se em Matemática pela Universidade de Lisboa. Graduou-se em Economia pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu seu mestrado na Universidade de Paris II e doutorou-se em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ, em 1975. É Doutora Honoris Causa da Universidad de Buenos Aires desde 2001 e Professora Emérita da UFRJ desde 1993.

Além da Finep, trabalhou como consultora na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), de Portugal.